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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS.

Camila Andrea JESUS, Dennis LEITE, Ana Luíza MARTINS, Keila de Nazaré BATISTA, Maria José ROSÁRIO

Resumo

As comunidades quilombolas enfrentam inúmeras dificuldades em razão das condições precárias de vida, pela falta de efetividade de políticas públicas de inserção social e resgate de sua história, identidade e cultura. Dentre as necessidades dos quilombolas, busca-se a efetividade do exercício do direito à saúde. O trabalho tem o intuito de realizar um levantamento bibliográfico de artigos referentes a educação em saúde para comunidades quilombolas publicados nos últimos cinco anos. Após a leitura criteriosa da amostra foram selecionados 4 artigos, os dados retirados dos artigos e inclusos na revisão foram: objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Foram encontrados poucos estudos na literatura sobre a temática educação em saúde para comunidades quilombolas. Dessa forma, mais estudos precisam ser realizados, pois a educação em saúde é uma ferramenta importante para orientar a comunidade e, ao realizá-la é preciso considerar as representações culturais da população alvo bem como buscar a construção do conhecimento visando nortear a população, de modo geral, sobre todos os fatores que estão relacionados e podem ser os prováveis causadores das enfermidades, a fim de formar cidadãos críticos e conscientes e não apenas transmitir informação. Atenção especial deve ser dada para populações específicas como os quilombolas, tanto para as ações de prevenção, diagnóstico e controle de doenças, como para as de promoção à saúde.


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Referências


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Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016. Página 77

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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3909

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