Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

A FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA: UMA VIVÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA.

Camila Andrea JESUS, Edilene SILVA, Dennis LEITE, Robson GOMES, Maria José ROSÁRIO

Resumo

O projeto formação de mediadores de circuitos de leitura se insere em uma perspectiva que aponta o gosto e o prazer pela leitura como formas de compreensão do mundo, da palavra e da escrita e como forma de expressão da criatividade, liberdade, segurança, sonho e paixão. A partir disso, pretende, com experiências teórico-práticas, instrumentalizar mediadores para a formação de circuitos de leitura. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar a experiência obtida em um minicurso de formação de Mediadores de Leitura, realizado na Universidade Federal do Pará, durante três dias do mês de novembro de 2015. As metodologias utilizadas no curso foram: exposição dialogada sobre conceitos de autores como Paulo Freire e Bortolin, que apresentam o mediador de leitura como aquele indivíduo que aproxima o leitor do texto, ou seja, a ponte que os interliga; além de debates; dinâmicas; mesa redonda, mesa de relatos de experiência, exposição sobre a obra “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, e “O menino que queria voar” de Indigo, além de apresentação teatral no último dia de curso. Por fim, foram formadas sete pessoas, entre elas, três discentes de Pedagogia, três de Letras e um discente do Ensino Médio da rede pública do Estado.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, J. B. A mediação: reflexões sobre a formação do professor. Mercado de Letras. Campinas, ed. 1. 2013.

BORTOLIN, S. O Mediador de leitura. 2007. Disponível em: Acesso em: 14 de janeiro de 2016.

Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016. Página 89

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

MORAES, Fabiano. Contar Histórias: a arte de brincar com as palavras. São Paulo: Vozes, 2012. 124 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3911

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line