Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

VIRAMUNDO: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NO CUIDADO A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA.

Dennis LEITE, Charles VASCONCELOS, Maicom SILVA, Vitor LIMA, Pedro Paulo PIANI

Resumo

O projeto tem como objetivo realizar junto aos moradores de rua um trabalho de promoção e cuidado à saúde, resinificando seus corpos, identidades e autoestima por meio de técnicas interdisciplinares, como: o teatro do oprimido, ação estética e educação popular, pois entendemos que essas populações necessitam de novas metodologias e estratégias de interação, de promoção, de educação e de atenção integral a saúde. O projeto possui três eixos de trabalho que são complementares entre si e multidisciplinares, são eles: eixo de pré-ação, eixo de ação na rua e o eixo de pós-ação. A equipe que compõe o consultório na rua tem como objetivo a saída a campo em, pelo menos, três dias na semana, realizamos uma observação atenciosa, uma escuta qualificada, prezando pela excelência técnica e a discussão dos casos com toda a equipe para estabelecer um Plano Terapêutico Singular aos clientes, tentamos sempre dar resolutividade para os casos in loco. Além disso, as práticas da equipe sempre prezam pelo diálogo, valorizando a interdisciplinaridade entre os diferentes saberes e profissionais envolvidos no projeto. A nossa metodologia estabelece uma inovação nas estratégias da atenção básica a saúde, e segue desafiadora, contudo, bastante estimulada. O estudo com novas técnicas de saúde se faz necessário e hoje precisamos encarar os novos desafios com um conceito de saúde mais ampliado, estético e interdisciplinar.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Política nacional para inclusão social da população em situação de rua. Ministério do desenvolvimento social e combate à fome. Brasília, Maio 2008, p.25.

Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016. Página 122

BRÊTAS, A. C. P.; CAVICCHIOLI, M. G. S.; ROSA, A. S. O processo saúde-doença-cuidado e a população em situação de rua. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 4, p. 576-582, 2005.

CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense, 1990.

LIMA, V. N. Uma garrafada de arte e Ciência: o Núcleo de Artes como Instrumento de Saúde, a Trupe da Procura e suas experiências na interface entre cultura e saúde em Belém do Pará. Universidade Federal do Pará. Belém, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3916

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line