Chamada para publicação de artigos na Edição Especial: Etnociências e Educação: articulações possíveis.
Editores: Maria Franco Trindade Medeiros, Maria Carolina Sotero & Ângelo Giuseppe Chaves Alves
O conhecimento socialmente construído e compartilhado pelos diversos grupos humanos é o objeto de estudo comum entre as etnociências e a educação. Pesquisas que articulam tais áreas, reúnem perspectivas específicas de cada uma delas e afloram em resultados robustos no entendimento das relações entre os seres humanos e o seu meio. O planejamento de um projeto em etnociência e educação sempre opera em diferentes esferas. Atuando de um modo direto ou indireto, estes projetos provocam efeitos que ultrapassam o que se pensou originalmente. Ações de articulação entre as etnociências e a educação reverberam em múltiplos sentidos, pois cada professor-pesquisador vivencia a escuta e a troca a partir de sua ampla rede de relações que inclui as escolas, seus profissionais, seus estudantes, suas famílias e outros componentes da sociobiodiversidade, que cotidianamente dão vida ao processo educacional.
Organizado no âmbito da Revista Ethnoscientia, a edição especial Etnociências e Educação: articulações possíveis se configura como uma proposta de se trazer as ressonâncias de projetos em etnociências que tenham realizado articulações com a educação, abordando aspectos cognitivos, políticos, ecológicos e afetivos - entre outros - que se interconectam nessas ações..
A potência de articulações possíveis entre as etnociências e a educação e a força das redes de educação serão o foco desta edição especial. Será um espaço na revista para se pensar em metodologias, troca de experiências, e reflexões sobre dimensões bioculturais no campo comum das etnociências com a educação. Assim, ações empreendidas por diferentes projetos que tenham promovido articulações das etnociências com a educação e que reverberam em seus locais de atuação são convidadas a integrar esta edição especial trazendo as experiências e os pontos de vista pedagógicos dos professores-pesquisadores envolvidos.
Os trabalhos podem ser concebidos e submetidos em diferentes formatos, de acordo com as sessões indicadas pela revista, tais como: artigos de pesquisa, artigos de revisão, cartas, comunicações breves, entrevistas, entre outros.
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE DOSSIÊ
A “REVISTA ETHNOSCIENTIA: REVISTA BRASILEIRA DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA” aceita propostas de dossiê submetidas por pesquisadores/as do Brasil e do exterior, com previsão de publicação nos 1º e 2º semestre de 2023.
A proposta deve conter:
a) título do dossiê;
b) nome completo do editor/a ou editores responsáveis pelo dossiê temático, filiação institucional e e-mail. Em caso de mais de um editor/a, recomenda-se que sejam de instituições diferentes;
c) justificativa que contemple a relevância e originalidade do tema, em conformidade com o foco e escopo da revista;
d) previsão de datas de abertura e encerramento para chamada de artigos;
e) a previsão de entrega de todos os artigos aprovados pelos pareceristas; e
f) texto completo da chamada para submissão de artigos no dossiê temático.
A proposta de dossiê deve ser enviada para o e-mail ethnoscientia@ufpa.br