O USO DO JOGO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA LÚDICA BASEADA NO DIÁLOGO INTERCULTURAL
Resumo
O presente estudo tem como objetivos apresentar e sugerir um jogo, o qual foi construído a partir de uma tese sobre o conhecimento etnoentomológico de uma comunidade e o conhecimento científico escolar acerca dos insetos. Para a escrita desse trabalho, foram realizadas a leitura da tese e do conteúdo sobre insetos contidos nos livros didáticos de Biologia e, em seguida, a seleção das informações a serem utilizadas na elaboração do jogo. Nos resultados, foram apontadas as possibilidades de diálogo entre os conhecimentos científico escolar e etnoentomológico sobre os insetos. Nesse sentido, concluiu-se que uma das contribuições é a valorização da pluralidade de conhecimentos presentes na aula. Sendo assim, o recurso precisa ser aplicado na aula de Biologia das escolas da própria comunidade com o objetivo de ser validado e aprimorado.
Palavras-chave
Cultura; Conhecimento; Ensino de Ciências; Etnobiologia; Interculturalidade
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v0i0.10254
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Ethnoscientia