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CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS TRADICIONAIS E LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA PILAD REBUÁ, MIRANDA, MS

Tânia Pascoal Metelo Jacobina, Léia Teixeira Lacerda

Resumo

Este trabalho apresenta dados parciais de uma investigação sobre o potencial pedagógico das rodas de leitura e contação de histórias realizadas em sala de aula, de maneira articulada com as práticas tradicionais na alfabetização de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Indígena Pilad Rebuá em Miranda, MS. Nesse período da alfabetização nas séries iniciais, os estudantes têm um papel ativo no próprio aprendizado, sendo capazes de elaborar ideias, concepções e hipóteses, com uma postura de investigação diante dos objetos de estudos. Como é responsável por inserir os estudantes no mundo do letramento, o ambiente escolar deve prepará-los para que fiquem competentes na língua escrita e em diversas situações comunicativas. A pesquisa usa como aporte teórico as contribuições de autores dos campos da educação, literatura e alfabetização, assim como a legislação da Educação Escolar Indígena, para analisar os dados obtidos nas entrevistas como corpo docente e os gestores da escola e os idosos da comunidade. Os resultados poderão aprimorar a formação de professores e contribuir com a implementação dos saberes tradicionais no currículo escolar mediante as atividades de contação de histórias, de modo que os estudantes possam recontar histórias tradicionais narradas pelos anciões da aldeia promovendo a transmissão do saber e da cultura indígena por meio da oralidade.


Palavras-chave

Alfabetização. Leitura. Educação escolar indígena. Cultura Terena.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i2.12643

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