ETNOMATEMÁTICA E PRODUÇÃO DE FARINHA: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
A pesquisa discute resultados de vivência pedagógica em um curso de formação de professores em uma Reserva Extrativista da Terra do Meio no interior da Amazônia Paraense. Buscamos identificar outras racionalidades matemáticas que se manifestavam no processo de produção da farinha de mandioca, e seus possíveis entrelaçamentos com os saberes da geometria espacial presentes na matemática escolar, na perspectiva do campo da Etnomatemática. Com inspirações etnográficas, os dados produzidos nessa imersão foram gravados em áudios e vídeos e transcritos, a posteriori, bem como outros registros no diário de campo e de atividades desenvolvidas com os alunos em sala de aula. Os resultados apontam que ao considerarmos os conhecimentos prévios dos educandos e as interações entre o saber escolar e o não escolar, estes se constituíram uma importante estratégia na prática docente e na aprendizagem da matemática, uma vez que os educandos fazem relações com diferentes tipos de conhecimentos e sentem-se mais valorizados e incluídos no processo educativo.
Palavras-chave
Matemática. Geometria Espacial. Etnomatemática; Farinha de Mandioca. Extrativistas.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i2.12644
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