SABERES AGROECOLÓGICOS E ETNOECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A proposta desta comunicação é socializar o processo de pesquisa-ação concebido e desenvolvido no contexto de formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A partir dos pressupostos da Pedagogia da Alternância, da Agroecologia e da Etnoecologia, atravessados pela pandemia de Covid-19, foi possível desenvolver coletivamente um projeto de ensino por investigação que resultou na elaboração e socialização de materiais educomunicativos para as escolas do campo - vídeo documentário sobre a bata do feijão, podcast sobre o manejo agroecológico da mandioca e herbário didático virtual, dentre outros. A mobilização dos saberes agroecológicos no contexto do referido projeto estabelece um diálogo propositivo levando em consideração que a formação por área de conhecimento na Educação do Campo objetiva contribuir com novas estratégias de seleção de conteúdos, o que torna a Agroecologia e os modos de apropriação dos agroecossistemas elementos primordiais para análise, planejamento e orientação pedagógica.
Palavras-chave
agroecologia; educomunicação; ensino de ciências; pedagogia da alternância
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i4.12771
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