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FEIRA NA PALMA DA MÃO: UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA A VENDA DIRETA DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Luiz Carlos Leonardi Bricalli, Fabiane de Souza Correia, Joelma de Carvalho Barbosa, Nathália Messina Zouain

Resumo

Em virtude da pandemia instalada em todas as partes do mundo pelo Covid-19, as relações comerciais sofreram muitas mudanças. O avanço das tecnologias digitais que permitem a comunicação instantânea e em tempo real independente da distância geográfica onde estão as pessoas, mudaram diversas atividades cotidianas, dentre elas, a forma de comprar e vender. No caso da agricultura, a venda direta dos produtos agrícolas aos consumidores finais, através das redes sociais, emerge como uma nova forma de negócio rural. Entretanto, a aproximação entre as partes interessadas ocorre, na maioria das vezes, de maneira informal, cabendo aos produtores e consumidores a tarefa de “se encontrarem” para comercializar. Nesse sentido, o que o projeto se propôs foi atuar como agente articulador dessas duas pontas para que essa aproximação fosse facilitada. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com o objetivo de criar uma plataforma digital (aplicativo e site) que permitisse que esses negócios fossem realizados com mais rapidez e credibilidade. A área de pesquisa os locais que já têm produtores e consumidores capazes de atender a essa nova dinâmica do mercado. Assim foram escolhidos os oito municípios que possuem Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF) e incluídos outros quatro devido à proximidade da Região Grande Vitória, onde está localizada a maioria dos consumidores do Estado do Espírito Santo.


Palavras-chave

Aplicativo; Cadeias curtas; Comercialização; Extensão Rural.


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Referências


BIMBATTO, I. Feira na Palma da Mão. 2021, color.,1080 px x 1080 px.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i4.12773

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