Cabeçalho da página

HERPETOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS MÍDIAS SOCIAIS

Rubia Rempalski Cordeiro da Silva, Fernanda Maurer D' Agostini

Resumo

Devido à pandemia da covid-19, a introdução das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas foi um dos principais recursos didáticos nas escolas, representando um grande desafio tanto para os professores como para os alunos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade científica e estrutural dos vídeos compartilhados na plataforma do Youtube por professores do ensino fundamental acerca dos anfíbios e répteis. No campo de busca da plataforma, pesquisou-se por cinco descritores, de forma individual e/ou combinada, sendo eles: anfíbios; répteis; ensino fundamental; terceiro ano; ciências. Selecionou-se apenas os vídeos publicados entre os anos de 2018 e 2020, que no título continham a presença de pelo menos um descritor, ou aquela cuja descrição continha informações sobre o assunto de interesse. Para a avaliação dos mesmos, foram adotados alguns critérios, de acordo com as características de cada grupo estudado e de acordo com a estrutura do vídeo. Sendo assim, durante o mês de abril de 2021 foram avaliados 30 vídeos relacionados aos anfíbios e répteis. Desses, 40% (n=12) tratavam apenas sobre os répteis, 36,6% (n=11) sobre anfíbios e 23,4% (n=7) tratavam de ambos os grupos. Nenhum dos vídeos selecionados abordou todas as características de cada grupo animal, sendo que em alguns as características foram tratadas de forma muito redundante. Cada vídeo também teve suas particularidades com relação à qualidade estrutural. Com os resultados obtidos no presente trabalho, considera-se que os vídeos analisados durante o estudo poderiam ter abordado ainda mais as características de cada grupo e com mais qualidade audiovisual, além de trabalhar mais a educação ambiental, como ferramenta didática. Por isso, ressalta-se a importância de trabalhos como esse a fim de esclarecer algumas lacunas entre o estudo da herpetologia e o ensino de ciências no Ensino fundamental.


Palavras-chave

etnobiologia; zoologia; educação; etnozoologia; conservação.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, M.B. Análise de vídeos do Youtube sobre o uso dos Florais de Bach. Revista Fitos, v. 14, n. 3, p. 308-321, 2020.

ARDENTE, N.C. A Utilização dos Filmes de Animação “Procurando o Nemo”,“Os Sem Floresta” e “Vida de Inseto” como Recursos Didáticos no Ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso. UERJ, 2010.

BERNARDE, P.S. Acidentes ofídicos. Apostila do Laboratório de herpetologia. Centro Multidisciplinar, Campus Floresta, UFAC-AC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 ago 2021.

BLACKBURN, D. G. Standardized criteria for recognition of nutritional patterns in squamate reptiles. Copeia, v. 1994.

BRASIL, M.E.C. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria da Educaçao Fundamental, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de Educação em Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10/08/2021.

BUONONATO, Marcus. Apostila Serpentes. Ciências Brasilis, 2019.

CARDOSO, J. L. C. et al. Venomous animals in Brazil: biology, clinic and therapeutics of envenomations. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 45, p. 338-338, 2003.

CERÍACO, Luis Miguel Pires. Human Attitudes Towards Herpetofauna: How Preferences, Fear and Belefs Can Influence the Conservation of Reptiles and Amphibians. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de Evora (Portugal).

COSTA, H.C.; BÉRNILS, R.S. Répteis brasileiros: lista de espécies 2018. Herpetologia Brasileira, v. 7, n. 1, p.11-57, 2018.

DA CONCEIÇÃO, José Reinaldo Oliveira et al. Importância do conhecimento da etnoherpetologia para conscientização e aplicação na Educação Ambiental da Escola Modelo de Santos. Anais do Encontro Nacional de Pós Graduação, v. 3, n. 1, p. 119-123, 2019.

DA SILVA, M.J.; PEREIRA, M.V.; ARROIO, A.. O papel do Youtube no ensino de ciências para estudantes do ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, 2017.

DE FREITAS, Dyeson Castro et al. Serpentes: é possível conviver com elas?. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), v. 13, n. 3, 2020.

DE LEMA, Thales. Os répteis do Rio Grande do Sul: atuais e fósseis, biogeografia, ofidismo. Edipucrs, 2002.

DE OLIVEIRA, Crislanny Melo et al. Etnozoologia e educação ambiental como ferramenta para a conservação dos animais. REVEXT-Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, v. 3, n. 2, p. 9-16, 2018.

DE SOUSA, Gláucia Lourenço et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011.

DE SOUZA BERNARDES, Lais et al. Uso de metodologias alternativas no ensino de Ciências: um estudo realizado com o conteúdo de serpentes. Ensino, Saude e Ambiente, v. 9, n. 1, 2016.

DIAS, M.A.S.; LIMA, N. B.; FIGUEIREDO-DE-ANDRADE, C.A.. Análise do Conhecimento etno-herpetológico dos estudantes no Município de Salinas, Minas Gerais, Brasil. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 9, n. 1, p. 36-47, 2018.

DOS SANTOS, M.P.V.; LUCAS, E.M.; CARASEK, F.L.. Uma análise do ensino sobre anfíbios na Educação Básica. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao-PPGE, v. 13, n. 27, p. 295-312, 2011.

FRAGA, Rafael. Et al. Guia de Cobras da região de Manaus - Amazônia Central. Manaus: Inpa, 2013. 303 p.

FRIEDRICH, S.P.; SANTOS, E.G.. Cinema: uma proposta educativa evidente para uma melhoria do Ensino de Ciências. VI Encontro regional sul de ensino de biologia e XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas , p. 12/01/2013.

FROST, Darrel R. 2021. Espécies de anfíbios do mundo: uma referência online. Versão 6.1 ( 31/07/2021 ). Banco de dados eletrônico acessível em https://amphibiansoftheworld.amnh.org/index.php . Museu Americano de História Natural, Nova York, EUA. doi.org/10.5531/db.vz.0001

GONÇALVES, Márcio Luiz Quaranta; REGALADO, Luciano Bonatti. A relação entre o homem e o animal silvestre como uma questão de educação ambiental. Fórum ambiental da alta paulista, v. 3, n. 1, p. 309-330, 2007.

HICKAMN, C.P.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A.. Princípios Integrados de Zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2004. 827 p.

JERONIMO, Bruna Cristina. A educação ambiental na preservação de serpentes. 2013.

LUCHESE, M.S.. A herpetologia no Ensino Fundamental: o que os alunos pensam e aprendem. 2013.

MITTERMEIER, Russell A. et al. Conservação de anfíbios e répteis. Herpetologia: Pesquisa Atual em Biologia de Anfíbios e Répteis. K. Adler (ed.). Publicação da Sociedade para o Estudo de Anfíbios e Répteis, Missouri , p. 59-80, 1992.

PAZINATO, Daiane Maria Melo. Estudo etnoherpetológico: conhecimentos populares sobre anfíbios e repteis no município de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul. 2013.

POUGH, F.H; HEISER, J. B; MCFARLAND, W. N. A vida dos vertebrados. São Paulo, Atheneu, 1993.

SANDRIN, Maria de Fátima Neves; PUORTO, Giuseppe; NARDI, Roberto. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investigações em ensino de ciências, v. 10, n. 3, p. 281-298, 2016.

SANTOS, R.J.; BARRÉRE, E. Uma Taxionomia para o uso de Vídeos Didáticos para o Ensino de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2014, Dourados. Anais Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 482-491.

WOEHL JR, Germano; WOEHL, Elza Nishimura. Anfíbios da Mata Atlântica. Jaraguá do Sul: Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade. 61p , 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i2.14451

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998