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HERPETOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS MÍDIAS SOCIAIS

Rubia Rempalski Cordeiro da Silva, Fernanda Maurer D' Agostini

Resumo

Devido à pandemia da covid-19, a introdução das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas foi um dos principais recursos didáticos nas escolas, representando um grande desafio tanto para os professores como para os alunos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade científica e estrutural dos vídeos compartilhados na plataforma do Youtube por professores do ensino fundamental acerca dos anfíbios e répteis. No campo de busca da plataforma, pesquisou-se por cinco descritores, de forma individual e/ou combinada, sendo eles: anfíbios; répteis; ensino fundamental; terceiro ano; ciências. Selecionou-se apenas os vídeos publicados entre os anos de 2018 e 2020, que no título continham a presença de pelo menos um descritor, ou aquela cuja descrição continha informações sobre o assunto de interesse. Para a avaliação dos mesmos, foram adotados alguns critérios, de acordo com as características de cada grupo estudado e de acordo com a estrutura do vídeo. Sendo assim, durante o mês de abril de 2021 foram avaliados 30 vídeos relacionados aos anfíbios e répteis. Desses, 40% (n=12) tratavam apenas sobre os répteis, 36,6% (n=11) sobre anfíbios e 23,4% (n=7) tratavam de ambos os grupos. Nenhum dos vídeos selecionados abordou todas as características de cada grupo animal, sendo que em alguns as características foram tratadas de forma muito redundante. Cada vídeo também teve suas particularidades com relação à qualidade estrutural. Com os resultados obtidos no presente trabalho, considera-se que os vídeos analisados durante o estudo poderiam ter abordado ainda mais as características de cada grupo e com mais qualidade audiovisual, além de trabalhar mais a educação ambiental, como ferramenta didática. Por isso, ressalta-se a importância de trabalhos como esse a fim de esclarecer algumas lacunas entre o estudo da herpetologia e o ensino de ciências no Ensino fundamental.


Palavras-chave

etnobiologia; zoologia; educação; etnozoologia; conservação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i2.14451

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ISSN 2448-1998