Cabeçalho da página

A POTÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DEVOLUTIVAS ETNOCIENTÍFICAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Luciele Leonhardt Romanowski, Maria Fernannda Eing Torezin, Gabriel Francisco Salamon, Mayana Lacerda Leal, Rubana Palhares Alves, Natalia Hanazaki

Resumo

Devolutivas são formas de retornar parte dos resultados das pesquisas para as comunidades, podendo colaborar para a valorização dos conhecimentos tradicionais sobre a biodiversidade. Neste estudo apresentamos aspectos essenciais da interação pesquisador-comunidade sob a lente do processo de ensino-aprendizagem. Ele contou com a participação de 82 estudantes de duas escolas de Santa Catarina, tendo como objetivo avaliar o impacto de atividades educativas utilizando um material de devolutivas. O material utilizado também foi avaliado quanto à: viabilidade, relevância, adequação e aproveitamento das atividades propostas. Com os estudantes foram realizados pré-teste (antes da utilização do material) e pós-teste, compostos por cinco questões abertas, para analisar seus conhecimentos sobre as Unidades de Conservação (UC). Os nossos resultados mostraram que antes das atividades 59% dos estudantes não souberam explicar o que era uma UC, 52% não souberam discorrer sobre a importância delas e 56 % não souberam dizer como elas influenciavam as suas vidas. No pós-teste essas porcentagens passaram para 12%, 4% e 10%, respectivamente. Assim, constatamos que o uso do material de devolutivas teve um impacto positivo na aprendizagem sobre as UC.


Palavras-chave

etnociência; devolutivas; unidades de conservação; ensino


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, U.R.; CÉSAR, J.M.; LUCIANO, L.S.; CARVALHO, P.H. A devolutiva como exercício ético-político do pesquisar. Fractal: Rev Psicol, v. 30, n. 2, p. 204-213, 2018. DOI 10.22409/1984-0292/v30i2/5527. Disponível em: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5527. Acesso em: 27 out. 2023.

ALEXIADES, M. Selected guidelines for ethnobotanical research: a field manual. New York: New York Botanical Garden, 1996.

ALVES, R. P. A., Leal, M. L., & Hanazaki, N. Descobrindo as Unidades de Conservação (livreto). 2014. Disponível em: . Acesso em: 21.06.2023.

ALVES, R. P. A., LEAL, M. L., SARMENTO, A.M. & HANAZAKI, N. (2015). Descobrindo as Unidades de Conservação: guia do professor (livreto). Disponível em: . Acesso em: 21.06.2023.

ANJOS, K. F.; BOERY, N. O. S.; SANTOS, V. C.; BOERY, E. N. Devolutiva dos resultados de pesquisa desenvolvida com cuidadores familiares de idosos dependentes. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 13, n. 23, p. 99-111, 2016. DOI 10.5007/1807-0221.2016v13n23p99. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p99. Acesso em: 27 out. 2023.

BLANCKAERT, I.; SWENNEN, R. L.; PAREDES, F. M.; ROSAS, L. R.; LIRA SAADE, R. Floristic composition, plant uses, and management practices in homegardens of San Rafael Coxcatlán, Valley of Tehuacán-Cuicatlán, México. Journal of Arid Environments, v. 57, p. 39–62, 2004. DOI 10.1016/S0140-1963(03)00100-9. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-1963(03)00100-9. Acesso em: 27 out. 2023.

BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, São Carlos: UFCAR; Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 1996.

BOYD, R.; RICHERSON, P. J. Why does culture increase adaptability?. Ethol Sociobiol, v. 16, n. 2, p. 125–143, 1995. DOI 10.1016/0162-3095(94)00073-G. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0162-3095(94)00073-G. Acesso em: 27 out. 2023.

CASSEPP-BORGES, V. Devolução de dados por correio eletrônico: uma alternativa para pesquisas quantitativas. Aval. Psicol., v. 8, n. 1, p. 149–152, 2009.

CALDERÓN, A. I. . “Extensão universitária: institucionalização sem exclusão”. Revista Educação Superior. Piracicaba: EDUNIMEP. 53, p. 36–38, 2003.

CABALLERO NIETO, J. Perspectivas para el quehacer etnobotánico en México. La etnobotánica: tres puntos de vista y una perspectiva. Xalapa, México: Instituto de Investigacion sobre Recursos Bióticos. 2008.

CHAVIS, D. M.; STUCKY, P. E.; WANDERSMAN, A. Returning basic research to the community: A relationship between scientist and citizen. American psychologist, v. 38, n. 4, p. 424–434, 1983.

COOK, S., et al. Assessing research participant preferences for receiving study results. Journal of Clinical and Translational Science, v. 4, n. 3, p. 243–249, 2020. DOI 10.1017/cts.2019.427. Disponível em: https://doi.org/10.1017/cts.2019.427. Acesso em: 27 out. 2023.

GARROTE, V. Os quintais caiçaras, suas características sócio-ambientais e perspectivas para a comunidade do Saco do Mamanguá, Paraty, RJ. 2004. Tese (Mestrado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2004.

GEISLER, E. F., et al. Informativo para artesãos sobre o corte e a poda de árvores para a confecção de canoas em Florianópolis. 2017. Disponível em: https://ecohe.ufsc.br/devolutivas.html. Acesso em: 21 jun. 2023.

HEWLETT, B. S., et al. Social learning among Congo basin hunter-gatherers. Philos Transact Royal Soc London B Biol Sci, v. 366, n. 1567, p. 1168–1178, 2011. DOI 10.1098/rstb.2010.0373. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rstb.2010.0373. Acesso em: 27 out. 2023.

HORNKE, M. F. Atlas tubarões de Santa Catarina. 2017. Disponível em: https://ecohe.ufsc.br/devolutivas.html. Acesso em: 21 jun. 2023.

JORGE, S. S. A.; MORAIS, R. G. Etnobotânica de plantas medicinais. In: Coelho, M. F. B., Costa Júnior, P., & Dombroski, J. L. D. (Eds.). Diversos olhares em etnobiologia, etnoecologia e plantas medicinais. Seminário de Etnobiologia, Etnoecologia, 1. e Seminário Centro-Oeste de Plantas Medicinais, 2. Anais [...] . Cuiabá: Ed. Unicem. p. 89–98, 2003.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cad.Pesqui., São Paulo, n. 116, p. 41–59, 2002.

MARTIN, G. J. El papel de la etnobotânica en el resgate. Congresso Latino Americano de Botânica. Simpósio de Etnobotânica, 4. Medelin. Anais [...]. p. 67–77, 1986.

MESOUDI, A. Cultural evolution: a review of theory, findings, and controversies. Evol Biol, v. 43, n. 4, p. 481–497, 2015. DOI 10.1007/s11692-015-9320-0. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11692-015-9320-0. Acesso em: 27 out. 2023.

NUNES, M. F. O.; NORONHA, A. P. P.; AMBIEL, R. A. M. Entrevistas devolutivas em pesquisa em avaliação psicológica. Psicol. Cienc. Prof., v. 32, n. 2, pg. 496–505, 2012.

PATZLAFF, R. G.; PEIXOTO, A. L. A pesquisa em etnobotânica e o retorno do conhecimento sistematizado à comunidade: um assunto complexo. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 16, n. 1, p. 237–246, 2009. DOI 10.1590/S0104-59702009000100014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000100014. Acesso: 27 out. 2023.

PURVIS, R. S., et al. Qualitative study of participants' perceptions and preferences regarding research dissemination. AJOB Empirical Bioethics, v. 8, n. 2, p. 69–74, 2017. DOI 10.1080/23294515.2017.1310146. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23294515.2017.1310146. Acesso: 27 out. 2023.

PURVIS, R. S., et al. First Do No Harm: Ethical Concerns of Health Researchers That Discourage the Sharing of Results With Research Participants. AJOB Empir Bioeth, v. 11, n. 2, p. 104–113, 2020. DOI 10.1080/23294515.2020.1737980. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23294515.2020.1737980. Acesso: 27 out. 2023.

ROCHA, M. H. S.; SILVA, C. H. F.; DELLAZZANA-ZANON, L. L. Devolutiva de Resultados: Compromisso Ético-Político em Pesquisa com Seres Humanos. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 6, n. 11, p. 219–235, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/26081. Acesso: 27 out. 2023.

SANKEYMATIC. [s.d.]. Disponível em: http://sankeymatic.com/. Acesso em: 27 out. 2023.

ZANK, S., et al. Pessoas e Plantas na Comunidade Quilombola Aldeia. 2017. Disponível em: https://ecohe.ufsc.br/devolutivas.html. Acesso em: 21 jun. 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i3.14958

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998