Cabeçalho da página

POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO DIVERSA E INCLUSIVA NA AMAZÔNIA: UMA EXPERIÊNCIA NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO NO ESTADO DO PARÁ

José Moisés de Oliveira Silva, Simone Lopes Silva

Resumo

No sentido de pensar a educação para além das instituições de ensino, é necessário vislumbrar as distintas realidades, os saberes locais e suas aplicações. Este estudo investigou como se dá a relação entre as etnociências, dentro do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no âmbito da 11ª Unidade Regional de Ensino (URE) da Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC/PA) na Amazônia Oriental, em diálogo com os conteúdos programáticos do Ensino Médio da educação escolar, e a diversidade indígena, quilombola, ribeirinha, extrativista e da agricultura familiar. Os objetivos  foram: (i) compreender, por meio de uma abordagem interdisciplinar, como os Estudos Amazônicos são absorvidos dentro das disciplinas; (ii) identificar  a existência de atividades de pesquisa e extensão, ainda que na educação básica, para que as juventudes tenham oportunidades de aprendizagens de forma igualitária, tendo como motivação, uma Amazônia sustentável e inclusiva,  (iii) verificar se  o Estado busca atender o 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável-ODS, observando a relação dos povos indígenas e comunidades tradicionais com a Natureza; e (iv) identificar  de que forma a educação escolar considera suas etnociências, buscando valorizar a cultura dos povos enquanto fonte de conhecimento científico, viável e necessário para uma transformação real. Nesse sentido, utilizamos entrevistas com professores e gestores e o diálogo constante com os estudantes, resultando em uma série de possibilidades que ligam as diversas compreensões ontológicas e diversos sistemas de conhecimento, frente a proposta de atender o direito cidadão, a educação por meio da educação escolar. Dessa forma, como resultados desta pesquisa, trazemos a prática da cartografia social, denominada cartografia afetiva, que permite identificar uma diversidade de saberes inerentes as comunidades, o uso da criatividade expresso em distintas linguagens, que permite a compreensão acerca de aspectos econômicos, geográficos, religiosos, cosmológicos e da agricultura, a vivencia, que são os intercâmbios entre comunidades, visitas de campo que contempla diferentes realidades, exposições na escola, a partir da cultura material e a sistematização dessas práticas para auxiliar na formação de professores, multiplicação de boas práticas, buscando atender parte da dimensão amazônica, por meio do trabalho em rede envolvendo gestores, pesquisadores, lideranças comunitárias e toda a comunidade escolar que é parte dos esforços que qualificam o ensino e a aprendizagem.


Palavras-chave

Estudos Amazônicos; etnociência; saber local; educação.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA PARÁ. Seduc oferece curso de educação ambiental para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Disponível em: https://www.agenciapara.com.br/noticia/44840/seduc-oferece-curso-de-educacao-ambiental-para-professores-coordenadores-pedagogicos-e-gestores-escolares. Acesso: 06 jun. 2023.

BARRETO, Mauro Vianna. Abordando o passado: uma introdução a arqueologia. Paka-Tatu, Belém, 2010.

CARVALHO, Wallysson De Oliveira. As dificuldades encontradas na prática docente da disciplina de estudos amazônicos: uma experiencia no municipio de altamira – PA. Anais VII ENALIC. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2023.

COSTA, Nátane Oliveira da. Cartografia social uma ferramenta para a construção do conhecimento territorial: reflexões teóricas acerca das possibilidades de desenvolvimento do mapeamento participativo em pesquisas qualitativas. ACTA Geográfica, Boa Vista, Ed. Esp. V CBEAGT,2016. pp.73-86. DOI: https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3820

EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. 1ª edição (3 dezembro 2014). Rio de Janeiro, Pallas, 2014.

FAVRET-SAADA, Jeanne. 2005. “Ser afetado”. Cadernos de Campo, 13: 155-161.

FREIRE, Paulo. Cartas da Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5ª ed. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 2011.

GOVERNO DO PARÁ. Política de Educação Formal para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. Lei nº 9.981, de 6 de julho de 2023. Belém/Pará, 2023.

LIMA, Rosiane Pereira. Preservação digital e “divulgação” científica na Amazônia. Manaus: UFAM /Dissertação, 2017. Disponível em: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6049. Acesso em: 04 jun. 2023.

NOVO ENCANTO. Carta de Princípios. Disponível em https://novoencanto.org.br/novo-encanto/. Acesso: 16 junho 2023.

ONU, Organização nas Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso: 16 jun 2023.

PEREIRA, Rosenildo da Costa. Sistema de organização modular de ensino (some) e a inclusão social dos jovens e adultos do campo. Revista Margens Interdisciplinar. Dossiê: Formação Docente. Universidade Federal do Pará. Versão Digital – ISSN: 1982-5374. VOL.10. N. 14. Jun 2016. (p. 187-198).

SACHS, Wolfgang. Dicionário do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrópolis; Vozes; 2000.

SEDUC, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. URE 11: Santa Izabel do Pará. In: Mapa da Educação Paraense. Disponível em: https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1u0pKnO6IUiVB1kZa7yz_7T9OiOggAlSf&ll=-2.0999270197151523%2C-49.12543086801223&z=7. Acesso: 20 jun. 2023.

SHIVA, Vandana. Recursos Naturais. In: SACHS, Wolfgang. Dicionário do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrópolis; Vozes; 2000

SILVA, José Moisés de Oliveira; CONCEIÇÂO, Domingos; CAMPOS, Ademar da Silva. Comunidade, território e cultura: uma proposta interdisciplinar do Some na Vila Nova Olinda/Tomé-Açu estado do Pará. Revista “Entre Saberes” - Vol. V, Nº 9 (dez.2022).

SILVA, Cirlene do Socorro Silva da. Casas de farinha: espaço de (con)vivências, saberes e práticas educativas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.

URE 11, UNIDADE REGIONAL DE ENSINO. Relatório Atividades Anual 2022. Santa Izabel do Pará, PA, 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i3.14965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998