Cabeçalho da página

EDITORIAL - EDIÇÃO ESPECIAL: ETNOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Maria Franco Trindade Medeiros, Maria Carolina Sotero, Ângelo Giuseppe Chaves Alves

Resumo

O conhecimento socialmente construído e compartilhado pelos diversos grupos humanos é o objeto de estudo comum entre as etnociências e a educação. Pesquisas que articulam tais áreas, reúnem perspectivas específicas de cada uma delas e afloram em resultados robustos no entendimento das relações entre os seres humanos e o seu meio. O planejamento de um projeto em etnociência e educação sempre opera em diferentes esferas. Atuando de um modo direto ou indireto, estes projetos provocam efeitos que ultrapassam o que se pensou originalmente. Ações de articulação entre as etnociências e a educação reverberam em múltiplos sentidos, pois cada professor-pesquisador vivencia a escuta e a troca a partir de sua ampla rede de relações que inclui as escolas, seus profissionais, seus estudantes, suas famílias e outros componentes da sociobiodiversidade, que cotidianamente dão vida ao processo educacional. 

Organizado no âmbito da Revista Ethnoscientia, a edição especial Etnociências e Educação: articulações possíveis se configura como uma proposta de se trazer as ressonâncias de projetos em etnociências que tenham realizado articulações com a educação, abordando aspectos cognitivos, políticos, ecológicos e afetivos - entre outros - que se interconectam nessas ações.

A potência de articulações possíveis entre as etnociências e a educação e a força das redes de educação são o foco desta edição especial. É um espaço na revista para se pensar em metodologias, troca de experiências, e reflexões sobre dimensões bioculturais no campo comum das etnociências com a educação. Assim, ações empreendidas por diferentes projetos que tenham promovido articulações das etnociências com a educação e cujos resultados reverberam em seus locais de atuação e integram esta edição especial, trazendo as experiências e os pontos de vista pedagógicos dos professores-pesquisadores envolvidos.

Pesquisadores e seus colaboradores, professores e estudantes, foram convidados e contribuíram com Etnociências e Educação: articulações possíveis, trazendo para esta edição especial suas referências proporcionadas pelos encontros das etnociências com a educação, dos quais surgiram práticas, metodologias e reflexões para a criação de novas experiências formativas. Os trabalhos foram concebidos nos formatos de artigos de pesquisa e relatos de caso.

Esperamos a boa leitura desta edição de Etnociências e Educação: articulações possíveis!


Palavras-chave

etnociência; dossiê; educação


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v8i3.15535

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998