AVALIAÇÃO DA PRÁTICA LEITORA DOS ALUNOS DE TURMAS MULTISSERIADAS DA COMUNIDADE PRIMAVERA, RESEX VERDE PARA SEMPRE, PORTO DE MOZ/PA
Resumo
O presente artigo tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, situada na RESEX Verde para Sempre, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi observada a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.
Palavras-chave
Leitura. Ensino. Proficiência. Educação do Campo
Texto completo:
PDFReferências
ALMANAQUE BRASIL. Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente. [S.I.] 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2022
BALIZA. A.A; SILVA. D.V: Avaliação da compreensão em leitura em estudantes do ensino fundamental. Educare, Revista cientifica de educação. 2015.
BARBOSA. M. L. F. F, SOUZA. I. P: Práticas de leitura no ensino fundamental: Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 41.
BARTONE. M. E, MARTINS. C.R.B: A construção da leitura e da escrita: Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 32.
FONSECA, Denyse L: Atividade de interpretação. [S.I.] 2019?. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2022
KLEIMAN, A: Texto e leitor: Aspecto cognitivo da leitura. 16ª. ed. Campinas-SP: Pontes editoriais, 2016. p.15.
KOCH. I. V; ELIAS. V. M: Ler e compreender: O s sentidos do texto. ed. 2, São Paulo. 2008. p. 28.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v9i1.16993
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology