Nova Revista Amazônica

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO ALICERCE PARA METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA INTERLOCUÇÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Elizabeth Augustinho, Valéria da Silva Vieira

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre como a educação de jovens e adultos pode ser ressignificada, na busca de uma participação ativa do aluno, na qual ele seja protagonista e sujeito de sua aprendizagem. Destaca a importância da formação docente para atuar nessa modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, elaborada com base na experiência em sala de aula e por meio de leitura de vasto material bibliográfico, que motivaram o aprofundamento do tema, priorizando autores de referência, como: Freire, Ausubel, Moran, Chassot. Além de apresentar conceitos fundamentais relacionados à aprendizagem significativa, é destacada a importância das metodologias ativas, que podem se tornar estratégias eficazes para a aprendizagem significativa em ciências na educação de jovens e adultos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i1.10027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave