A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA SURDA: A NARRATIVIZAÇÃO AVALIATIVA SURDA SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
Resumo
Este trabalho é um recorte de pesquisa cuja base teórica abarca a Análise de Discurso Crítica (ADC) e os Estudos Surdos. Objetiva-se, de modo geral, analisar como são avaliados alguns aspectos do mundo (relação com a Língua Portuguesa e a Libras) por uma aluna surda. Especificamente, busca-se identificar como a estudante surda narrativiza sua experiência e, por conseguinte, compreender as implicações dessas avaliações para seu processo de identificação. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica. O objeto são respostas obtidas a partir de uma entrevista com uma estudante surda sobre a sua experiência com a Língua Portuguesa. A análise de dados foi conduzida a partir da ADC e da Linguística Sistêmico Funcional (LSF). A função discursiva pontuada aqui é a identificacional, a partir da análise da categoria avaliação. Os resultados apontam para uma construção negativa sobre a Língua Portuguesa e seu ensino e positiva sobre a Libras, constituindo uma identidade que se afasta da perspectiva ouvintista sobre a surdez assim como da relação entre o surdo e o ensino da Língua Portuguesa como sua segunda língua.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10679
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