Nova Revista Amazônica

PEDAGOGIA MATERIALISTA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CONTO LITERÁRIO COMO PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA

Valdeci Batista de Melo Oliveira, Francisco Pereira Smith Júnior, André Boniatti, Edina Boniatti

Resumo

O presente artigo intenciona discutir e trazer à tona ideias para o desenvolvimento de uma pedagogia materialista histórico-crítica no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, enfatizando questionamentos e atividades a ser desenvolvidos no Ensino Fundamental II principalmente, mas que podem ainda ser aplicados com variações em outras séries. Os textos escolhidos para análise e desenvolvimento de sequência didática foram A festa no céu, conto tradicional do Brasil narrado por Luís Câmara Cascudo e A raposa e as uvas, uma das fábulas de Esopo. Pensamos assim contribuir com o ensino de língua portuguesa no Brasil e com o trabalho a partir de textos literários na América Latina, repercutindo as vozes de uma pedagogia voltada à humanização, ao pensamento crítico e à reflexão acerca da realidade que nos cerca. Para este estudo foram utilizados aportes teóricos de Labov (1997), Barthes (1976) e Fiorin (2008).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10680

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave