NOVO ENSINO MÉDIO: Sentidos e significados para estudantes do Alto Solimões, Amazonas, no contexto da Pandemia da COVID-19.
Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com estudantes do Ensino Médio de uma escola situada na região do Alto Solimões, estado do Amazonas. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa apresenta os sentidos e significados que estudantes atribuem ao Novo Ensino Médio. A análise tem como ponto de partida a Lei 13.415 de 22 de fevereiro de 2017, que determinou mudanças na estrutura, organização e finalidade nessa etapa de escolarização. A investigação revelou que os alunos não têm referenciais teórico-metodológicos consistentes sobre o Novo Ensino Médio e de que forma isso impactará em suas vidas, agravado pelo advento da COVID-19. Desvela ainda a fragilização no que diz respeito à atribuição de sentidos e significados à escola e ao seu protagonismo formativo, demonstrando preocupações e incertezas para o futuro.
Palavras-chave
Educação;Novo Ensino Médio; Estudantes do Alto Solimões
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i1.13004
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