MOVE: CRIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO UM FACILITADOR PARA AUXILIAR ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO A ESCREVER PROJETO DE PESQUISA
Resumo
A contemporaneidade indica a necessidade de promoção de suporte tecnológico de caráter inovador e relevante para melhorar condições de autonomia e independência de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Portanto, os pesquisadores objetivam investigar como a tecnologia assistiva pode facilitar o processo de pesquisa de estudante com TEA. Este objetivo se desdobra especificamente em: Testar e avaliar a tecnologia de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudante com TEA no desenvolvimento de projeto de pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos, adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A aplicação dos Testes centrou-se na utilização da ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa MOVE para a construção do projeto de pesquisa pelo participante de graduação com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (Grau Leve). O teste aconteceu em seis encontros e a avaliação se encaminhou de duas maneiras: (a) a primeira pelo estudante participante; (b) a segunda foi a avaliação do projeto de pesquisa em pares por juízes independentes. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e suas representações foram expressas por tabelas e gráficos que foram comparados com a revisão da literatura e serviram de suporte visual para projetar os resultados e suscitar reflexões e contribuições. Nota-se que, a partir da pesquisa de satisfação realizada por intermédio do questionário, o participante com características de suspeita de autismo Concorda Totalmente com o MOVE como facilitador da escrita de pré-projeto de pesquisa em todos os quesitos. Na justificativa do questionário, o participante expressou que conseguiu organizar as tarefas para estruturar seu pré-projeto de pesquisa, fazendo da ferramenta MOVE um instrumento auxiliar no processo de sua aprendizagem.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i2.13519
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