A MUSICOTERAPIA APLICADA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A musicoterapia é uma área em significativa ascensão no Brasil e tem se tornado uma possibilidade no tratamento de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O presente artigo apresenta um relato de experiência ocorrida em uma Clínica de tratamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado do Pará. O objetivo é compreender como a musicoterapia pode contribuir para a aquisição de Habilidades Sociais (HS) em pacientes com TEA. A pesquisa é de cunho qualitativo e está fundamentada em autoridades nas áreas de TEA: Del Prette e Del Prette (2005), Bruscia (2016) e Ferreira (2018), em Psicologia das Habilidades Sociais na Infância; e Pahalen (1947) e Bohumil (1996), na Teoria da Música. Na clínica os pacientes têm atendimento individualizado com aplicação da Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e, em grupo, após serem avaliados e considerados aptos à categoria de Habilidades Sociais (HS). Nesta pesquisa, os pacientes tiveram seus nomes e imagens preservados. A partir deste estudo, considera-se que a musicoterapia pode ser uma especialidade importante para a promoção da saúde e qualidade de vida para os indivíduos com TEA, sobretudo para a aquisição de habilidades que vão auxiliá-los na convivência cotidiana e em coletividade.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i2.13522
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