AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JAGUARÃO
Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar as compreensões de professores da Educação Infantil sobre o trabalho pedagógico com alunos com Transtorno Espectro Autista nas escolas municipais de Educação Infantil do município de Jaguarão. A pesquisa foi realizada com seis professoras da Educação Infantil por meio de um questionário com questões relacionadas à definição de autismo, inclusão no ensino regular e formação docente. Nesse contexto foi possível perceber muitas dificuldades na inclusão de crianças autistas no ensino regular, dentre elas omissão do Estado na garantia de estrutura das escolas e falta de formação docente adequada. Diante dos resultados, concluímos que o processo de inclusão é lento, porém já é discutido nas escolas e existem algumas políticas públicas de acesso, entretanto não de permanência das crianças autistas. E ainda que os sujeitos da pesquisa reconhecem uma falha em sua formação para trabalhar com inclusão.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v10i3.13590
Apontamentos
- Não há apontamentos.