Nova Revista Amazônica

FRAGMENTOS DE UMA AULA DE CAMPO EM COMUNIDADE EXTRATIVISTA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: OUVIR, DIALOGAR E APRENDER

Norma Cristina Vieira, Marcelo do Vale Oliveira, Dilma Oliveira da Silva, José Dias Santana

Resumo

Através da disciplina intitulada “Gênero: um conceito relacional em comunidades tradicionais na Amazônia”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou-se uma visita de campo na comunidade, tendo como resultado este ensaio etnofotográfico.Nossa intenção é seguir dialogando com as comunidades tradicionais amazônicas para desempenhar sua função de compreender os mais diferentes fenômenos nos campos da linguagem e dos saberes, em seus múltiplos contextos.   
  


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2 ed. Ver. E ampl. Saõ Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BRASIL. Decreto n. 6.040/2007. Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm. Acesso em 05.01. 2023.

DIEGUES, Antônio Carlos. Conhecimentos, práticas tradicionais e etnoconservação da natureza. Desenvolv. Meio Ambiente. v. 50. 2019.

SANTANA, José Dias. As Relações Sociais de Gênero nas Atividades Agroextrativistas: O Que é de homem e o que é de mulher no contexto de Vila Que Era, Bragança- PA. 2021, 106. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia). Universidade Federal do Pará/ UFPA, Campus Bragança.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i1.14081

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave