Nova Revista Amazônica

O USO DE SIGNOS EMERGENTES E AS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

LEILA SARAIVA MOTA, Arlete Marinho Gonçalves.

Resumo

O presente estudo traz a discussão acerca das implicações das Línguas emergentes para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes Surdos da Educação Básica, especialmente, no ensino médio do município de Bragança-PA. Este estudo provoca reflexões relativas às línguas minoritárias, como é o caso da Língua brasileira de sinais, pertencente às comunidades surdas do Brasil. A problemática levantada é a de que os Surdos da área urbana de Bragança não contam, em sua maioria, com intérpretes de LIBRAS na escola e fazem uso de signos emergentes-caseiros para se comunicar. Como objetivo geral o estudo se debruça em analisar os signos emergentes utilizados pelos Surdos do ensino médio do centro urbano de Bragança-PA e as implicações ou influências na aprendizagem. Nesse cenário, Concluiu-se que o uso das línguas emergentes por Surdos, em comunidades urbanas, implicam em dois pontos, um positivo e um negativo, o positivo é que os Signos emergentes-caseiros constituem um sistema linguístico legítimo, tem valor real na cultura Surda, e tem uma importância para afirmação da identidade Surda, enquanto que o ponto negativo implica no impedimento do desenvolvimento da escrita dos estudantes Surdos, a escrita exige uma habilidade que demanda um vocabulário mais amplo dos estudantes surdos para compreensão dos conteúdos apresentados nas salas de aulas.

 

 


Palavras-chave

Palavras-chave: Sinais Emergentes. Educação de Surdos. Ensino Médio


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14686

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