Nova Revista Amazônica

AS CARACTERÍSTICAS DAS NARRATIVAS DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jerliane de Oliveira Martins, Ivanete Freitas Cerqueira, Emily Souza Rodrigues

Resumo

Os surdos têm, prioritariamente, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação. No entanto, a escrita do português é algo comum e urgente em sua vivência, haja vista a necessidade constante do uso desse instrumento, nas diversas esferas sociais, principalmente, em relação aos acontecimentos que giram em torno de si, do outro e do mundo. Diante disso, este trabalho visa investigar quais características narrativas podem ser encontradas nas produções textuais de alunos surdos do ensino fundamental, de modo a verificar quais aparecem, como é construída sua sequência lógica e como são marcados tempo e espaço nessas histórias. A fundamentação teórica deste estudo está pautada no Modelo Narrativo de Adam (2019 [1992]) e nas pesquisas de Meirelles e Spinillo (2004), Rosa (2009), dentre outros. Para este trabalho, foram analisadas quatro narrativas escritas por alunos surdos do ensino fundamental. Essas produções, que provêm do trabalho de Meirelles e Spinillo (2004), foram construídas com base em uma sequência de imagens apresentadas aos alunos pelas autoras. Quanto aos resultados, observou-se que os textos narrativos produzidos por sinalizantes e oralizados apresentam início, meio e fim, manifestando lógica no desenvolvimento das histórias, ainda que os personagens nem sempre sejam adequadamente descritos e a dimensão tempo-espaço, devidamente marcada.

Palavras chave: Português escrito como L2. Texto. Narração. Protótipo Narrativo.

 


Palavras-chave

Ensino; L2; Português


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i2.14952

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