Nova Revista Amazônica

CAMINHOS DAS ÁGUAS E MODO DE VIDA QUILOMBOLA AMAZÔNICO

Brenda Caroline Martins da Silva, Nádile Juliane Costa de Castro

Resumo

Para compreensão de comportamentos singulares de populações a partir do campo da saúde coletiva é necessário identificar elementos que compõe cenários. Assim como em outras comunidades quilombolas, Ipanema de Abaetetuba, Pará, Brasil,  tem seu modos de vida, muito bem conectado com os caminhos da águas, recurso importante entre esse grupo e que permeia seu ir e vir. Apresenta-se, portanto registros para iniciar uma discussão sobre determinantes de saúde e demandas em saúde a partir das singularidades locais que envolvem a vida local, realizado por meio de uma pesquisa da área de saúde coletiva, em que teve como um dos objetivos os registros do modo de vida.

 


Palavras-chave

Palavras-chave: Quilombola; Modo de vida; Cultura; Identidade.


Texto completo:

XML PDF

Referências


CARDOSO, Clarissiane Serafim; DE MELO, Letícia Oliveira; FREITAS, Daniel Antunes. Condições de saúde nas comunidades quilombolas. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 12, n. 4, p. 1037-1045, 2018.

CENTELHAS, Marcela Rabello Castro. A multiplicidade das águas no fazer das pessoas: corpo, gênero e materialidades em um quilombo pernambucano. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 30, n. 1, 2022.

NASCIMENTO, M. T. A.; CARVALHO, J. F. C.; CASTRO, N. J. C. Ir e vir de uma comunidade quilombola em meio a pandemia. AntHropológicas Visual, [S.l.], n. 7, v. 2. 2021.

POJO, Eliana campos, ELIAS, Lina Dantas. O cotidiano das águas na tradição quilombola da comunidade do rio baixo Itacuruçá – Abaetetuba, Pa. Revista Tempo Históricos. V. 22, n. 2. 2018.

SAMAIN, Etienne. “Ver” e “Dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowkki e a fotografia. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, 1(2):23-60, 1995.

SIMONIAN, Ligia T L. Uma relação que se amplia: fotografia e ciência sobre e na Amazônia. Papers do NAEA, 15(1):1-38, 2006

SOARES, M. R. P. Territórios insurgentes: a tecitura das lutas e das resistências de mulheres quilombolas. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 24, n. 3, pp. 522-531, set./dez. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i1.15425

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave