IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DA MONODOCÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Pretendeu-se com este estudo analisar as implicações da monodocência no processo de ensino e aprendizagem em Moçambique, examinando contornos positivos e negativos de sua implementação. Com isso procura-se ter uma compreensão mais ampla sobre quais são as implicações da lecionação com base na monodocência? Por esta razão buscou-se, descrever as consequências do ensino na monodocência e seu contributo na qualidade de ensino; identificar os principais desafios enfrentados pelos professores que atuam na monodocência; analisar o impacto da monodocência no desenvolvimento integral dos alunos e estudar o contributo da formação psicopedagógica dos professores na melhoria do trabalho docente. Um estudo de carater qualitativo que contou com a participação de cinco professores de duas escolas primárias do distrito de Mandimba em Moçambique. Como instrumento de recolha de dados recorreu-se a entrevista semiestruturada. A técnica de triangulação de dados e análise de conteúdos foram usadas para a análise e discussão dos resultados. Os resultados da pesquisa mostraram que a monodocência permite um maior relacionamento entre professor e aluno e abre espaço para uma aprendizagem de qualidade. Contudo, elementos como o fraco domínio dos conteúdos pelos professores, o elevado número de alunos e disciplinas, a falta de acompanhamento pedagógico dos professores, torna esta modalidade ineficiente para o contexto moçambicano.
Palavras-chave
Conteúdos; Ensino e aprendizagem; Formação docente; Monodocência
Referências
Alves, Maria. Desafios do professor multifuncional: um estudo de caso nas escolas públicas. Revista Brasileira de Educação Especial, v.23, n. 1, p. 63-74, 2017.
ANTUNES, Inês de Almeida. Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada. 2015.
DENZIN, Norman K.; Lincoln, Yvonna S. (Eds.). The SAGE handbook of qualitative research. Sage Publications. 2018.
DIEHL, Aston António e TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em Ciências Sociais.
FAVINHA, Marília; ISAIAS, Aniceto. A monodocência nas 5.ª e 6.ª classes do ensino primário em angola: a visão dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora, Évora. 2014.
FONTANA, Andrea; FREY, James. (2005). The interview: From structured questions to negotiated text. In: The SAGE handbook of qualitative research (3rd ed., pp. 695-727). N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.). Sage Publications.
LIBÂNEO, José Cláudio. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia. In: Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. Organização Selma G Pimenta. 3. ed. São Paulo; Cortez, 2011, p. 63-100.
MAME, Osvaldo Augusto Chissonde; CAMBUTA, Aristides Jaime Yandelela. Educação em Angola: monodocência e formação de professores. Huambo, Angola, Bié, (2019).
MAYEMBE, Ndombele. Reforma educativa em angola: a monodocência no ensino primário em cabinda. 2016. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, 2016.
MOÇAMBIQUE. Lei 18/2018 de 28 de Dezembro. Lei do Sistema Nacional de Educação. Maputo. Moçambique, 2018.
MOÇAMBIQUE. Lei 4/83 de 23 de Março. Lei do Sistema Nacional de Educação. Maputo. Moçambique, 1983.
MOÇAMBIQUE. Lei 6/92 de 6 de Maio. Lei do Sistema Nacional de Educação. Maputo. Moçambique, 1992.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação. Plano Curricular do Ensino Básico: objectivos, política, estrutura, plano de estudos e estratégias de implementação. Maputo: INDE/MINED, 2003.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: gradiva, 1995.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16121
Apontamentos
- Não há apontamentos.











