IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DA MONODOCÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Pretendeu-se com este estudo analisar as implicações da monodocência no processo de ensino e aprendizagem em Moçambique, examinando contornos positivos e negativos de sua implementação. Com isso procura-se ter uma compreensão mais ampla sobre quais são as implicações da lecionação com base na monodocência? Por esta razão buscou-se, descrever as consequências do ensino na monodocência e seu contributo na qualidade de ensino; identificar os principais desafios enfrentados pelos professores que atuam na monodocência; analisar o impacto da monodocência no desenvolvimento integral dos alunos e estudar o contributo da formação psicopedagógica dos professores na melhoria do trabalho docente. Um estudo de carater qualitativo que contou com a participação de cinco professores de duas escolas primárias do distrito de Mandimba em Moçambique. Como instrumento de recolha de dados recorreu-se a entrevista semiestruturada. A técnica de triangulação de dados e análise de conteúdos foram usadas para a análise e discussão dos resultados. Os resultados da pesquisa mostraram que a monodocência permite um maior relacionamento entre professor e aluno e abre espaço para uma aprendizagem de qualidade. Contudo, elementos como o fraco domínio dos conteúdos pelos professores, o elevado número de alunos e disciplinas, a falta de acompanhamento pedagógico dos professores, torna esta modalidade ineficiente para o contexto moçambicano.
Palavras-chave
Conteúdos; Ensino e aprendizagem; Formação docente; Monodocência
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16121
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