Nova Revista Amazônica

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA B DO DISTRITO DE MANDIMBA.

Samuel Manuel, Agostinho Rosario Teimoso

Resumo

Face ao crescimento das tecnologias na sociedade e a recente surto da pandemia covid-19 que paralisou o mundo e impos a sociedade novas maneiras de olhar para o mundo, novos modos de vida e de proceder com o ensino, os recursos tecnológicos tornaram meios importantes para o sector de educação. Tendo despertado interesse em realizar o estudo da temática: Utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na escola B do distrito de Mandimba, Cujo o objectivo de analisar as implicações da utilização das TICs no processo de ensino por parte de alguns professores. Para sua realização foi privilegiado o estudo qualitativo mediante aplicação da entrevista, observação e revisão bibliográfica que retratam a temática. Portanto, neste estudo é enfatizada a importâncias das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e suas vantagens, mas também, as razões que levaram alguns professores a não usarem as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino.


Palavras-chave

Utilização das TICs; Ensino e Aprendizagem; Escola B de Mandimba.


Texto completo:

XML PDF

Referências


ARAÚJO, Adelma Lúcia de Oliviera Silva; SANT’ANA, Rivânia Maria Trotta. Algumas reflexões sobre a inserção das novas tecnologias nas práticas docentes. 2011.

BELUSSO, Roniele.; PERUCHIN, Débora. Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação.2018.

Duque, Rita de Cássia Soares et al. Impacto do uso das Tics no processo de ensino-aprendizagem: o papel do professor como mediador. 2023

GIROTO, Cláudia Regina Mosca.; POKER, Rosimar. Bortolini; OMOTE, Sadao. (Orgs.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. São Paulo, Revista Cultura Académica Editora. Brasil. 2021.

Guimarães, Ângelo de Moura.; RIBEIRO, António Mendes. Introdução às tecnologias da informação e da comunicação tecnologia da informação e da comunicação. Belo Horizonte: Brasil.2011.

LEMOS, Dalton Luiz. Tecnologia da Informação. 2ª ed. Florianópolis, Brasil. 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Brasil.1999.

MELO, Rafaela da Silva.; DE CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta. O uso do Software livre e a construção da aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno. 2013.

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo, Brasil. 2010.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis. 2006.

PRETTI, Leonardo Ohnesorge. Educação digital: um olhar sobre a educação em tempos de pandemia. 2021.

SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. 2011

SILVA, Aloirmar José da.; MEDEIROS, José Washington de Morais.; SOUSA, Marckson Roberto. Ciberaula e nativos digitais: uma experiência de educação a distância na educação básica. 2018.

SILVA, Robson Santos da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo, Brasil. Novatec. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores e bases/Indexes and Bases
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave
nave  nave  nave  nave