UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA B DO DISTRITO DE MANDIMBA.
Resumo
Face ao crescimento das tecnologias na sociedade e a recente surto da pandemia covid-19 que paralisou o mundo e impos a sociedade novas maneiras de olhar para o mundo, novos modos de vida e de proceder com o ensino, os recursos tecnológicos tornaram meios importantes para o sector de educação. Tendo despertado interesse em realizar o estudo da temática: Utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na escola B do distrito de Mandimba, Cujo o objectivo de analisar as implicações da utilização das TICs no processo de ensino por parte de alguns professores. Para sua realização foi privilegiado o estudo qualitativo mediante aplicação da entrevista, observação e revisão bibliográfica que retratam a temática. Portanto, neste estudo é enfatizada a importâncias das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e suas vantagens, mas também, as razões que levaram alguns professores a não usarem as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino.
Palavras-chave
Utilização das TICs; Ensino e Aprendizagem; Escola B de Mandimba.
Referências
ARAÚJO, Adelma Lúcia de Oliviera Silva; SANT’ANA, Rivânia Maria Trotta. Algumas reflexões sobre a inserção das novas tecnologias nas práticas docentes. 2011.
BELUSSO, Roniele.; PERUCHIN, Débora. Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação.2018.
Duque, Rita de Cássia Soares et al. Impacto do uso das Tics no processo de ensino-aprendizagem: o papel do professor como mediador. 2023
GIROTO, Cláudia Regina Mosca.; POKER, Rosimar. Bortolini; OMOTE, Sadao. (Orgs.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. São Paulo, Revista Cultura Académica Editora. Brasil. 2021.
Guimarães, Ângelo de Moura.; RIBEIRO, António Mendes. Introdução às tecnologias da informação e da comunicação tecnologia da informação e da comunicação. Belo Horizonte: Brasil.2011.
LEMOS, Dalton Luiz. Tecnologia da Informação. 2ª ed. Florianópolis, Brasil. 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Brasil.1999.
MELO, Rafaela da Silva.; DE CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta. O uso do Software livre e a construção da aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno. 2013.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo, Brasil. 2010.
PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis. 2006.
PRETTI, Leonardo Ohnesorge. Educação digital: um olhar sobre a educação em tempos de pandemia. 2021.
SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. 2011
SILVA, Aloirmar José da.; MEDEIROS, José Washington de Morais.; SOUSA, Marckson Roberto. Ciberaula e nativos digitais: uma experiência de educação a distância na educação básica. 2018.
SILVA, Robson Santos da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo, Brasil. Novatec. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16176
Apontamentos
- Não há apontamentos.