Nova Revista Amazônica

PRIMEIROS SOCORROS: DESAFIOS E NECESSIDADES DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)

Carlos Alberto Sousa da Silva, Sergio Ricardo Pereira Cardoso

Resumo

Acidentes são comuns de acontecer no ambiente escolar havendo a necessidade de formações de professores em primeiros socorros, pois são os primeiros a estar em contato com os alunos em situações de urgência. A deficiência de conhecimento técnico-científico apropriado pode levar a procedimentos inapropriadas no atendimento de escolares vítimas de acidentes, ocasionando sequelas e podendo evoluir para óbitos. O estudo objetivou investigar em que medida os trabalhadores da educação do IFPA possuem conhecimentos e domínio em primeiros socorros. Afim de discutir quais seriam os desafios e necessidades que possuem referente aos primeiros socorros dentro do ambiente escolar. A amostra desta 135 trabalhadores da educação, com representação de todos os 18 campi e da reitoria, e das três categorias: docentes, técnicos administrativos e terceirizados. Onde pode se constatar que é real a deficiência de grande parte dos trabalhadores da educação em atuarem em situações de precisam de conhecimento e domínio em primeiros socorros, assim como o desconhecimento da Lei nº 13.722 de 2018 que trata da obrigatoriedade dos estabelecimentos de educação básica, de capacitar seus professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i3.16437

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