Nova Revista Amazônica

Do Currículo Local à Aprendizagem Significativa dos Alunos do Ensino Básico: Uma reflexão sobre o significado do currículo local na aprendizagem de alunos numa das Escolas Básicas da Cidade de Tete

Colarinho Brito Cuchupica, Dércio dos Santos Teresa Dércio dos Santos Teresa Abreu

Resumo

O presente artigo debruça sobre Do Currículo Local à Aprendizagem Significativa dos Alunos do Ensino Básico: Uma reflexão sobre o significado do currículo local na aprendizagem de alunos numa das Escolas Básicas da Cidade de Tete e tendo objectivo geral: Analisar a influência do Currículo Local à Aprendizagem Significativa dos Alunos numa das Escolas Básicas da Cidade de Tete. Nesta conjuntura, a produção deste artigo teve como base a leitura bibliográfica, a experiência com professores do ensino básico e a análise de documentos oficiais, relatórios governamentais e artigos académicos relacionados ao tema. Deste modo, como procedimentos metodológicos adoptou-se umas abordagens qualitativas e quantitativa, onde do ponto de vista dos seus objectivos foi do tipo descritiva, pois consistiu no estabelecimento de relações de variáveis. Usamos a observação de quatro aulas com vista a confrontar os saberes que o professor tem sobre o C.L e a forma como e abordado na sala de aula, não obstante este acto foi antecedido pela recolha de informação com base em questionários previamente elaborados com intuito de aferir o nível de conhecimento que os professores têm do currículo local. Com base na analise feita assente, nos aspectos observados, e história de vida dos professores concluiu se que, não há dificuldades na recolha e sistematização dos conteúdos do currículo local que pode influenciar a aprendizagem Significativa nos alunos nas escolas básicas, assim como na abordagem metodológica durante a leccionação do currículo local. De igual modo, para que haja uma aprendizagem significativa nos alunos requer uma abordagem abrangente e colaborativa, que envolva todos os actores do processo educativo, nomeadamente: escola, família, comunidade e políticas públicas que garantem oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades.


Palavras-chave

Educação; Aprendizagem Significativa; Currículo local.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16702

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