Do Currículo Local à Aprendizagem Significativa dos Alunos do Ensino Básico: Uma reflexão sobre o significado do currículo local na aprendizagem de alunos numa das Escolas Básicas da Cidade de Tete
Resumo
O presente artigo debruça sobre Do Currículo Local à Aprendizagem Significativa dos Alunos do Ensino Básico: Uma reflexão sobre o significado do currículo local na aprendizagem de alunos numa das Escolas Básicas da Cidade de Tete e tendo objectivo geral: Analisar a influência do Currículo Local à Aprendizagem Significativa dos Alunos numa das Escolas Básicas da Cidade de Tete. Nesta conjuntura, a produção deste artigo teve como base a leitura bibliográfica, a experiência com professores do ensino básico e a análise de documentos oficiais, relatórios governamentais e artigos académicos relacionados ao tema. Deste modo, como procedimentos metodológicos adoptou-se umas abordagens qualitativas e quantitativa, onde do ponto de vista dos seus objectivos foi do tipo descritiva, pois consistiu no estabelecimento de relações de variáveis. Usamos a observação de quatro aulas com vista a confrontar os saberes que o professor tem sobre o C.L e a forma como e abordado na sala de aula, não obstante este acto foi antecedido pela recolha de informação com base em questionários previamente elaborados com intuito de aferir o nível de conhecimento que os professores têm do currículo local. Com base na analise feita assente, nos aspectos observados, e história de vida dos professores concluiu se que, não há dificuldades na recolha e sistematização dos conteúdos do currículo local que pode influenciar a aprendizagem Significativa nos alunos nas escolas básicas, assim como na abordagem metodológica durante a leccionação do currículo local. De igual modo, para que haja uma aprendizagem significativa nos alunos requer uma abordagem abrangente e colaborativa, que envolva todos os actores do processo educativo, nomeadamente: escola, família, comunidade e políticas públicas que garantem oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades.
Palavras-chave
Educação; Aprendizagem Significativa; Currículo local.
Referências
ANDRADE, Elisiário Souza .Psicologia da Educação. SP. 2009.
AUSUBEL, D. P., Novak, J. D. e Hanesian, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda. 1980.
CASTIANO, José Paulino A Longa Marcha duma “Educação para Todos” em Moçambique. Maputo: Imprensa Universitária. 2005.
INDE Currículo local, Estratégias de implementação do EB. Maputo: INDE e MEC.
LIBÂNEO, José Carlos (1990). Didáctica. Editora Cortez, São Paulo, 2002.p.142-143.
MATE, Geraldo Teodoro Ernesto Qualidade de Educação em Moçambique: Colapso ou Desafio. Maputo. 2013.
MINED Plano Curricular do Ensino Básico: Objectivos, Políticas, Estrutura, Planos de Estudo e Estratégias de Implementação. Moçambique. 2003.
NOVAK, Joseph Donald Uma teoria da educação. Pioneira Editora, São Paulo. 1981.
PILETTI, Claudino Didáctica Geral. 23ed. Editora Ática, São Paulo, 2004. P. 92-93.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i2.16702
Apontamentos
- Não há apontamentos.