IMAGEM E TRANSCENDÊNCIA EM PAVEL FLORENSKIJ
Resumo
Este artigo investiga a teologia da imagem proposta por Pavel Florenskij, enfatizando sua concepção dos ícones como portais para a realidade divina. A pesquisa aborda a relação entre linguagem visual, verdade e divindade, questionando de que maneira as imagens ultrapassam a mera representação. Levando em consideração esta percepção, o objetivo é esclarecer a interconexão entre imagem, criação e transcendência na obra de Florenskij, bem como ressaltar a urgência de reavaliar o papel das imagens sagradas na contemporaneidade. Com base em pesquisa bibliográfica, a metodologia adotada consistiu em uma análise crítica das obras de Florenskij e de seus intérpretes, focando na intersecção entre iconografia, espiritualidade e estética. Os resultados obtidos indicam que, segundo Florenskij, os ícones funcionam como símbolos que refletem realidades espirituais e facilitam experiências de comunhão entre o fiel e o divino. Isso possibilita conclusões importantes, dentre elas, a compreensão que os ícones transcendem o âmbito estético, sendo imprescindível para a prática da fé, ao integrar dimensões metafísicas e litúrgicas. Na verdade, a pesquisa sugere uma revisitação à espiritualidade das imagens, essencial para a revitalização das imagens na experiência religiosa.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v12i3.17630
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