A AUTO-ORGANIZAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIDADE PARA A FORMAÇÃO HUMANA
Resumo
Este artigo aborda as potencialidades de auto-organização no processo formativo das crianças estudantes da Escola Itinerante Caminhos do Saber, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST. A escola localiza-se no acampamento Maila Sabrina, no estado do Paraná, e fundamentase nos princípios teóricos e práticos da Pedagogia Soviética. Realizamos estudos bibliográficos e de documentos da escola; entrevistas semiestruturadas com crianças, estudantes, professoras e coordenação pedagógica; participação nos Núcleos Setoriais, em reuniões e observações diretas em sala de aula. Concluímos que as crianças e os demais estudantes pesquisados ainda não se autoorganizam, mas aprendem e desenvolvem habilidades, comportamentos, valores e hábitos de organização fundamentados em princípios socialistas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6979
Apontamentos
- Não há apontamentos.
![nave](/public/site/images/samuel_silva/11.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/2.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/3.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/4.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/5.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/6.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/7.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/8.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/91.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/10.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/111.jpg)
![nave](/public/site/images/samuel_silva/12.jpg)