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A escrita de memoriais poéticos no campo da pesquisa em artes tem se revelado um importante espaço para debates, que suscitam questões sobre o ato de narrar, pensar e refletir, a certa distância, os processos constitutivos da feitura de uma poética. Nesse sentido, a escrita desse gênero tem gerado desafios às(aos) artistas-pesquisadoras(es) face aos estudos prático-reflexivos relativos à sua produção e atuação artística. O Dossiê Temático A ESCRITA NOS MEMORIAIS POÉTICOS DAS ARTES tem por objetivo fomentar esse debate, de modo que as reflexões e proposições dele derivados possam contribuir para discussão acerca dos principais desafios de artistas em operarem com a escrita no âmbito da elaboração dos memoriais poéticos oriundos de seus processos de criação em artes.

A partir desta problemática, buscamos aferir a hipótese de que tais desafios emergem, via de regra, de a escrita ser encarada como representação da obra, o que levaria a pensarmos nela como descrição dogmática – tão presente em nossa formação acadêmica. Um processo que deve ser refletido na medida em que interfere, diretamente, no labor da(do) artista em operar com a escrita-reflexiva como extensão dos processos de criação e interpretação da obra de arte, impedindo-os de abrirem caminhos próprios ao desenvolvimento da escrita de artista, evidentemente distinta das produzidas em outras áreas do conhecimento – posto que assumem uma feitura própria ao campo das artes, insubordinada aos “cientificismos” que nada contribuem para a compreensão do trabalho de arte.

O Dossiê Temático A ESCRITA NOS MEMORIAIS POÉTICOS DAS ARTES, portanto, nos leva a suscitar a urgência de que a artesania de memoriais poéticos deve ser discutida nos cursos de graduação e de pós-graduação em Artes, visto que colocaria essa atividade como parte intrínseca da poética de artistas em formação, por meio da qual a escrita nas Artes pode assumir sua própria estética e seu sentido singular. Nesse sentido, convidamos pesquisadoras e pesquisadores brasileiras(os) e internacionais, das artes visuais, das artes da cena, da música, da literatura e do audiovisual, a contribuírem com este dossiê temático, e assim, disponibilizarmos para um público mais abrangente um breve e prolífico panorama sobre como artistas-pesquisadoras(es), na contemporaneidade, vêm lidando com a prática da escrita, sublinhando a complexidade e heterogeneidade dos modos como entendem, se apropriam, manejam, descartam, criam e recriam sentidos para suas poéticas junto à escrita.

Sugestões para as abordagens:

-   Metodologias de escritas-reflexivas em memoriais poéticos;

-   Escritas, poéticas e processos de criação em artes;

-   Escritas de artista;

-   Escrituras e escritas ensaísticas em arte;

-   Escritas dissidentes, memórias, narrativas e histórias;

-   Epistemologias contra coloniais e escritas contra hegemônicas em arte;

-   Devir-menor da escrita e o giro minoritário na arte contemporânea;

-   O desafio ético da escrita: autobiografias, auto ficções e biografemas em arte.

O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é composto por: Maria dos Remédios de Brito, professora-doutora da Universidade Federal do Pará (UFPA); Rosane Preciosa Sequeira, professora-doutorada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Lindomberto Ferreira Alves, artista-educador-curador e doutorando em Artes pelo PPGArtes/UFPA.

Submissões até 30 de novembro de 2024.

Maiores informações no site da revista: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/index

Contato pelo e-mail revista.arteriais@gmail.com