Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Análise do Comportamento (ReBAC) é uma publicação semestral que visa divulgar a Análise do Comportamento no Brasil e no exterior, publicando trabalhos originais em português ou inglês nas categorias artigo teóricos, relatos de pesquisas empíricas e notas técnicas. A revista publica, ainda, artigos que contribuem para a preservação da história da Análise do Comportamento e tradução de artigos clássicos.
Em relação a artigos de revisão, só serão consideradas submissões de relatos de pesquisas de revisão de literatura que tenham descrito sistematicamente seus procedimentos de busca, de seleção e de análise e seus resultados. As revisões deverão seguir as diretrizes PRISMA para Revisões Sistemáticas da Literatura (https://www.prisma-statement.org/prisma-2020) ou para Revisões de Escopo (https://www.prisma-statement.org/scoping), optando-se pela diretriz mais adequada para cada caso. Outros tipos de revisões (integrativas, narrativas etc.) só serão aceitas para avaliação a convite da equipe editorial.
Processo de Avaliação pelos Pares
Manuscritos enviados à ReBAC, para suas seções regulares e especiais, são inicialmente avaliados quanto ao seu escopo e sua formatação pela equipe editorial. Artigos adequados às políticas da revista são encaminhados a Editores Associados que, por sua vez, consultam ao menos dois avaliadores externos para chegar a uma decisão editorial. O processo editorial adotado pela revista é duplo-cego, de modo que revisores e autores não têm acesso a informações de identidade uns dos outros.
Periodicidade
A ReBAC é uma revista semestral, com números publicados nos meses de junho e dezembro.
Política de Acesso Livre
A ReBAC preza pela democratização do conhecimento científico e, em conformidade com princípios de Ciência Aberta, oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo e não cobra qualquer taxa aos autores para processamento dos manuscritos, em nenhuma etapa do processo editorial. Os artigos podem ser acessados, reproduzidos, distribuídos, transmitidos ou modificados, por qualquer pessoa, desde que usado sem fins comerciais.
Também de acordo com esses princípios, a ReBAC incentiva o compartilhamento de dados brutos, códigos, protocolos e outros materiais complementares que aumentem a replicabilidade e a transparência dos relatos. Nesses casos, esses materiais devem estar hospedados em repositórios (e.g., SciELO Data, Zenodo e OSF) e ter seus links apresentados nos manuscritos.
Adicionalmente, a ReBAC aceita a submissão de artigos em preprint. Para isso, é necessário que o preprint esteja disponível em repositórios abertos, confiáveis e reconhecidos academicamente (e.g., SciELO Preprints, OSF Preprints, entre outros) e que os autores indiquem o link do preprint para avaliação. Destaca-se que, nesses casos, o processo de revisão por pares passa a ser simples-cego, pois os revisores conhecerão a identidade de autores.
Arquivamento
A ReBAC utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Ética na Publicação Científica
A ReBAC se baseia nas recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics, COPE) a respeito de boas práticas científicas. Da mesma forma, possíveis casos de plágios identificados por editores, revisores ou leitores serão tratados conforme as orientações do COPE, assim como outros casos de más condutas científicas. Em caso de ausência de recomendação para algum caso, o Conselho Editorial poderá ser consultado.
Mídias Sociais
No site oficial da ReBAC (https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rebac) são disponibilizados, gratuitamente, todos os números da revista, além de informações como foco e escopo, equipe editorial, diretrizes para autores e políticas editorias da revista.
Adicionalmente, a revista mantém um perfil na rede social Instagram (@rebacoficial) para fins de divulgação científica.