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Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

A Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC) é uma publicação semestral que visa divulgar a Análise do Comportamento no Brasil e no exterior, publicando trabalhos originais em português ou inglês nas categorias: artigo teórico, análise conceitual, relato de pesquisa pleno e breve. A revista publica, ainda, artigos que contribuem para a preservação da história da Análise do Comportamento e, também, tradução de artigos clássicos.

 

Em relação a artigos de revisão, só serão consideradas submissões de Revisões Sistemáticas da Literatura que tenham sido feitas seguindo as diretrizes PRISMA (http://www.prisma-statement.org). Outros tipos de revisões (integrativas, narrativas, etc.) só serão aceitas para avaliação a convite da equipe editorial.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

 

Submissões devem ser feitas por e-mail para a secretaria de editoração, no seguinte endereço: revistarebac@gmail.com . Para assegurar que o processo editorial seja rápido e eficiente, verifique se o manuscrito está dentro do escopo da revista, está de acordo com as normas de estilo da APA (7ª edição) e atende às normas de submissão da revista descritas a seguir. 

O manuscrito deverá ser enviado como um arquivo no formato MS-Word (.doc) por e-mail. 

Manuscritos submetidos à REBAC devem seguir as normas de estilo e organização descritas no Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition, 2020).

Todo manuscrito deve estar acompanhado por uma Carta de Encaminhamento ao Editor, contendo todas as seguintes informações:

1. Afirmação de que os autores concordam que a revista conduza o processo editorial;

2. Afirmação de que o manuscrito não está sendo avaliado e nem será submetido à avaliação em outra revista durante o processo editorial em curso na REBAC;

3. Afirmação sobre o estudo ter sido conduzido seguindo-se os princípios éticos;

4. Declaração de conflito de interesses – trata-se de um parágrafo (ou uma frase) em que os autores, de forma coletiva ou individual declaram se há algum potencial conflito de interesses envolvendo a publicação do artigo. Em caso negativo, basta declarar: “Os autores declaram que não há conflito de interesses relativos à publicação deste artigo”. Em caso afirmativo, descrever o potencial conflito (e.g. o autor X é sócio majoritário da empresa que detém os direitos comerciais do produto Y cuja eficácia foi avaliada);

5. Contribuição de cada autor – Trata-se de uma breve descrição da participação de cada autor que tornou possível a elaboração do artigo. Por exemplo: “Certificamos que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo. A contribuição de cada autor pode ser atribuída como se segue: A. B. Silva e C. D. Santos contribuíram para a concepção do artigo; A. B. Silva foi responsável pela formulação do design metodológico, obtenção de financiamento e redação final; C. D. Santos fez a coleta de dados; A. B. Silva e C. D. Santos foram responsáveis pela redação final”;

6. Nome e assinatura de todos os autores. 

 

Os arquivos, incluindo a carta e o manuscrito, devem ser enviados para o(a) Editor(a) pelo e-mail (revistarebac@gmail.com), com cópia para todos os autores. O recebimento de novas submissões deverá ser confirmado em até 5 dias úteis (de segunda a sexta-feira). Caso não receba nenhuma confirmação de recebimento após esse período, solicitamos que entre em contato novamente para confirmar a submissão.

O processo editorial terá início apenas quando todas as exigências para submissão forem cumpridas. Caso contrário, o manuscrito será devolvido sem tramitação para que as modificações e inclusões sejam realizadas. Solicitamos que utilize o checklist abaixo para submissões de manuscritos a ReBAC antes de iniciar sua submissão.

 CHECKLIST DE SUBMISSÕES PARA A REBAC:

 

É um trabalho original, nas categorias artigo teórico, análise conceitual, relato de pesquisa pleno e breve, OU uma tradução de artigo clássico ou outro formato de artigo que contribua para a preservação da história da Análise do Comportamento.

 

Está em formato MS-Word(.doc).

 

Segue as normas de estilo e organização da APA (7ª ed., 2020):

 

Margens 2,54 cm (1 polegada).

 

Alinhamento à esquerda, não justificado, com recuo de 1,27 cm (0,5 polegada) na primeira linha de cada parágrafo.

 

Espaçamento duplo (incluindo resumo, referências, figuras, tabelas, títulos de figuras e tabelas).

 

Fonte Times New Roman tamanho 12.

 

Máximo de 30 páginas (incluindo referências, tabelas, figuras, etc.).

 

A página 01 contém:

 

Título em Português e Inglês com no máximo 15 palavras.

 

Nome de todos os autores.

 

ORCID de todos os autores.

 

Afiliação institucional de cada autor.

 

País dos autores.

 

Sugestão de título curto na língua do manuscrito com no máximo 4 palavras.

 

O endereço completo para correspondência e e-mail do autor de contato.

 

Nota do autor com agradecimentos e informações sobre financiamento.

 

A página 02 contém:

 

Título em Português e Inglês com no máximo 15 palavras.

 

Sugestão de título curto na língua do manuscrito com no máximo 4 palavras.

 

A página 03 contém:

 

Resumo em português com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras.

 

Palavras-chave: mínimo três e máximo 5, em letras minúsculas, separadas por vírgulas.

 

A página 04 contém:

 

Resumo em Inglês (Abstract) com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras.

 

Keywords: mínimo três e máximo 5, em letras minúsculas, separadas por vírgulas.

 

As demais páginas contêm o corpo do texto: Introdução (não escrever título “Introdução”), Método, Resultados, Discussão, Referências, entre outros.

 

Figuras e tabelas têm número e título apresentados acima, e notas (opcional) abaixo.

 

Acompanha Carta de Encaminhamento contendo todas as informações abaixo:

 

Afirmação de que os autores concordam que a revista conduza o processo editorial.

 

Afirmação de que o manuscrito não está sendo avaliado e nem será submetido a avaliação de outra revista durante o processo editorial na REBAC.

 

Afirmação de que o estudo foi conduzido seguindo princípios éticos.

 

Declaração de conflito de interesses.

 

Declaração da contribuição de cada autor.

 

Nome e assinatura de todos os autores.

 

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

 

Tratamento dos sujeitos

            Qualquer aspecto não usual do procedimento de experimentos relatados que possam ter estressado os sujeitos experimentais deve ser justificado na descrição dos propósitos do estudo. Os revisores serão encorajados a comentar se esses aspectos são apropriados ou não. Além disso, assume-se que pesquisas submetidas à publicação na REBAC seguiram os Princípios Éticos da APA para Psicólogos. Manuscritos com suspeita de violação desses princípios necessitarão de revisão que justifique os métodos e técnicas utilizadas. Informação adicional sobre os Princípios Éticos da APA podem ser encontrados no exemplar de Março de 1986 do Journal of the Experimental Analysis of Behavior e nas normas da APA para Condução Ética no Cuidado e Uso de Animais.

Guarda e Compartilhamento de dados

            Autores com artigos publicados podem receber solicitações de envio dos dados originais (brutos) dos quais derivaram as análises apresentadas no artigo. O solicitante pode ter interesse em realizar novas análises, para, eventualmente, examinar a adequação de um modelo ou de uma interpretação alternativa. É esperado que os autores concordem com tais solicitações cooperativamente e prontamente. Os autores devem guardar os dados originais por um período de pelo menos 5 anos a partir da data de publicação.

 

  

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

FORMATO E ORGANIZAÇÃO

 

            Utilize margens de 2,54 cm (1 polegadas), espaçamento duplo entre linhas (incluindo resumo, referências, títulos de figuras e tabelas) e alinhamento à esquerda (não utilize alinhamento justificado). Recue a primeira linha de cada parágrafo do texto em 0,5 polegada ou 1,27 cm, usando a tecla tab ou a função de formatação de parágrafo do seu programa de texto. Digite o manuscrito em fonte Times New Roman tamanho 12 pontos.

O manuscrito não deve exceder 30 páginas incluindo resumo, referências, tabelas, figuras, etc. Manuscritos que ultrapassem 30 páginas serão rejeitados sem tramitação. Para que a tarefa de diagramação seja menos árdua e mais rápida, use um editor de texto compatível com o MS-Word e utilize o mínimo de comandos automáticos do programa. Apenas uma fonte deve ser utilizada. Negrito, itálico e outros elementos de estilo devem ser evitados ao máximo e seu uso deve restringir-se às normas de estilo e organização descritas no Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition, 2020).

Organize o manuscrito na seguinte sequência:

Primeira página – Folha de rosto com o nome dos autores. A primeira página deve incluir:

1. Título em Português e Inglês com no máximo 15 palavras. A tradução para o Português pode ser solicitada ao Editor no caso de autores que não dominem a língua portuguesa.

2. Nome dos autores

3. Número ORCID* de cada autor.

4. Afiliação institucional e país de cada autor.

5. Sugestão de título curto na língua que o manuscrito foi redigido, o qual aparece no topo de páginas ímpares na versão final impressa. Esse título não deve exceder 4 palavras.

6. O endereço completo para correspondência, incluindo código postal, número de telefone e e-mail do autor de contato.

7. Nota do autor com agradecimentos e informações sobre financiamento.

*ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um código alfanumérico que funciona como um identificador digital para cada autor. Esse registro facilita a métrica de revistas e pesquisadores, pois possibilita localizar os manuscritos que cada autor publicou, assim como a quantidade de citações que receberam etc. A criação do ORCID passa a ser uma exigência a todos os autores que submeterem novos manuscritos à revista. Para criar um ORCID, basta preencher gratuitamente o formulário de registro no site https://orcid.org/register. O número que será gerado após o preenchimento é ORCID que estamos solicitando.

O manuscrito será avaliado às cegas por pelo menos dois revisores, membros do corpo editorial ou revisores ad hoc. A primeira página com nomes dos autores será omitida para os revisores. Cabe aos autores suprimir informações no corpo do trabalho que identifiquem a autoria do manuscrito.

Segunda página – Título sem nome de autores. Esta segunda folha de rosto omite a identificação dos autores. Deve-se incluir nessa página:

1. Título em Português ou Inglês.

2. Sugestão de título curto.

Terceira página – Resumo. A terceira página deve conter:

1. Resumo em Português de no mínimo 150 e no máximo 250 palavras. A tradução para o português pode ser solicitada ao Editor por autores que não dominem a língua portuguesa.

2. Palavras-chave: mínimo de três e máximo de cinco palavras digitadas com letras minúsculas e separadas por vírgula.

Quarta página – Abstract. A quarta pagina deve conter:

1. Resumo em Inglês (Abstract) entre 150 e 250 palavras.

2. Keywords: mínimo de três e máximo de cinco palavras digitadas com letras caixa baixa e separadas por vírgula. Keywords devem ser equivalentes às palavras-chave em Português.

 Atenção: Resumos em português e inglês devem ser equivalentes e completos com não mais do que 20 linhas. Os resumos devem sumarizar os objetivos do estudo, o procedimento geral, os principais resultados e as conclusões obtidas do trabalho. Não utilize abreviações, exceto em casos especiais, para aumentar a clareza do texto. Evite citação de referências, exceto quando essencial para esclarecer alguma ideia muito importante. Evite frases não informativas e vagas tais como: “Várias explicações dos resultados foram discutidas”.

Quinta e demais páginas – Corpo do artigo.

            O texto deve incluir uma introdução (não escrever o título Introdução) seguida pelo Método, Resultados e Discussão, nesta ordem. Organização das seções diferente desta deverá ser evitada e só será aceita quando necessária para melhorar a clareza do texto.  Em alguns casos Resultados e Discussão podem ser apresentados juntos, embora esse procedimento não seja recomendado.

            Depois do texto, inclua em nova página e na seguinte ordem as informações: Referências, Tabelas, Figuras e Apêndices.

            

CORPO DO TRABALHO 

            Essa parte do manuscrito deve iniciar em uma nova página. Os subtítulos (ou subseções) devem ser formatados de acordo com as normas da APA que limita em, no máximo, 5 níveis.

Introdução

            A Introdução (não intitulada assim no texto) deve mencionar a literatura relevante e identificar problemas que a pesquisa foi delineada para esclarecer.

            Regras de Citação devem ser observadas. Reconheça a autoria e indique as datas de publicação de todos os trabalhos citados. A citação de um conjunto de referências juntas no corpo do trabalho deve ser feita em ordem alfabética (e não cronológica). Utilize fontes primárias sempre que possível, e fontes secundárias com moderação. Citações literais e demais tipos de citação devem seguir as devem seguir as normas de estilo e organização descritas no Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition, 2020).

Método

            A descrição do método deve permitir ao leitor compreender o que foi realizado e replicar o estudo.

Participantes (humanos) e sujeitos (não-humanos). Essa seção deve descrever as características relevantes dos sujeitos. Sujeitos animais não-humanos devem ser indicados pelo gênero, espécie e linhagem ou pelo nome e localização do fornecedor. Forneça informação relevante sobre o número, idade, peso, condições fisiológicas e características gerais do tratamento e manuseio dos animais. Inclua informações sobre as histórias experimentais dos animais e a forma de determinação da redução de peso. Sujeitos não-humanos devem ser descritos pela sua espécie e não filo. Por exemplo, utilizar “pombos” em vez de “ave” para descrever os primeiros. Para sujeitos humanos, inclua informações, quando relevante, sobre fatores como gênero, escolaridade, uso de drogas psicoativas, diagnóstico clínico, e medidas de funcionamento intelectual para indivíduos com a probabilidade de estarem fora dos parâmetros de desenvolvimento típico.

Equipamento. Forneça informação suficiente para permitir replicação.

Estímulos. Inclua figuras ou diagramas de estímulos difíceis de descrever.

Procedimento. Forneça uma descrição bem organizada do que foi feito. Geralmente é útil indicar resumidamente a justificativa para a programação das condições. Tabelas e diagramas ou fluxogramas podem ser úteis para organizar as informações. Para sujeitos humanos, inclua a cópia de todas as instruções.

Para organizar a seção de método, observe atentamente as normas para formatar os níveis de títulos e subtítulos descritas no Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition, 2020).

Resultados

            Essa seção deve fornecer uma descrição coerente, organizada e objetiva dos efeitos importantes das variáveis independentes (e.g., relações funcionais e tendências). As tabelas e figuras com resultados devem seguir as normas de estilo descritas no Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition, 2020) e deverão ser apresentadas após a lista de referências.

Discussão

            A Discussão deve focalizar em como os resultados respondem, ou não, às questões levantadas na Introdução e como eles ajudam a esclarecer e estender princípios.

Referências

            Esta seção deve iniciar em nova página. Referências devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e devem ser digitadas com espaçamento duplo entre linhas, sem espaço entre parágrafos. Cada referência deve ser listada em um novo parágrafo. Recomenda-se aos autores que revejam cuidadosamente as normas da APA antes de elaborarem as referências, para que todos os critérios sejam obedecidos.

            Confira cada referência com a fonte original e não dependa de outras listas de referência, pois elas podem conter erros. Faça uma dupla conferência para evitar discrepâncias entre as citações no texto e na lista de referências, incluindo o ano de publicação. Certifique-se de que todas as citações no texto aparecem na lista e vice-versa.

            Dados não publicados de dissertações podem ser citados na lista de referência, mas não é apropriado apelar para outros dados não publicados, como aqueles apresentados em congressos, para apoiar um argumento, pois tais dados não estão disponíveis para o leitor examinar. Apresentações em congresso que auxiliam o pesquisador a definir um procedimento ou a introduzir um conceito, entretanto, devem ser reconhecidas e citadas no texto e referenciadas em nota de rodapé em vez de na lista de referências.

Figuras e Tabelas

Figuras e tabelas devem ser apresentadas ao final do manuscrito, cada uma em uma página. No corpo do texto, indique o local aproximado em que cada figura e tabela deve ser inserida em linha separada. Por exemplo:

[Insira a Figura X]

Numere todas as figuras consecutivamente com numerais Arábicos e na ordem em que são apresentadas no manuscrito. As figuras e tabelas devem conter número e título, apresentados no topo delas, e notas, quando necessárias, apresentadas abaixo. Títulos devem ser digitados em caixa alta nas letras iniciais. Consulte o Manual da Publicação da APA (7ª ed.) para uma descrição completa sobre como preparar tabelas e figuras.

Submeta as figuras no tamanho real que deseja na publicação para largura de uma ou duas colunas para que os revisores e editores possam julgar sua adequação. As dimensões e proporções da página da revista são: altura 21 cm; largura de uma coluna 7.0 cm; e largura de duas colunas 14.5 cm. As tabelas devem ser submetidas em formato editável.

Quando preparar uma ilustração de página inteira, considere que o espaço deve contemplar também o título. As figuras podem ser reduzidas durante o processo de diagramação. Não coloque moldura na figura.

Apêndice

O Apêndice deve ser apresentado em página nova, depois da seção de Referências. Os anexos devem ser preparados apenas se for realmente essencial para a compreensão do texto. Os autores podem preferir informar os leitores em uma nota sobre quais instrumentos ou outros materiais estão disponíveis e como consegui-los. Todos os apêndices devem ser indicados no texto e identificados com letras maiúsculas (A, B, C, etc.).

Termos técnicos e abreviações

Termos Técnicos. Os termos técnicos não são familiares a ninguém. Tais termos são necessários para a precisão do texto e não podem ser eliminados, mas eles devem ser explicados. Tal explicação geralmente pode ser incorporada no texto quando o termo é utilizado pela primeira vez, como no exemplo: Na presença de um estímulo, o SD, bicadas eram reforçadasna presença de outro estímulo, o SD, bicadas não eram reforçadas.

Não introduza termos técnicos desnecessários. Pode ser muito útil consultar um glossário de termos técnicos.

Abreviações. Não utilize abreviações no título; elas podem ser utilizadas de forma moderada no resumo para melhorar a clareza. Não inicie frases com abreviações (ou numerais). Não abrevie experimentador com E, sujeito como S, número como N, ou resposta como R. Não introduza abreviações desnecessariamente. Economia de espaço raramente justifica abreviações, embora elas algumas vezes possam ser úteis para fins de concisão, tais como frases em Latin (i.e., e.g., etc) usadas entre parênteses, e com unidades físicas padrões (cc, dB, kg, ml, N, mA, s) quando acompanhadas por número. Essas unidades não são seguidas por ponto exceto quando ocasionar confusão, como in. para inch no meio do texto em inglês. As palavras Figura e Experimento, mesmo quando seguidas por um número, não são abreviadas no texto. Para uma discussão completa sobra a utilização de abreviações, veja o Manual de Publicação.

 

 

REVISANDO O MANUSCRITO E NORMAS PARA A SUBMISSÃO DA VERSÃO FINAL ACEITA

        Antes de enviar os manuscritos para publicação, o(a) Editor(a) Geral realizará uma revisão final do manuscrito, podendo ou não solicitar novas alterações/revisões. Após aceite final pelo(a) Editor Geral, o manuscrito será encaminhado para diagramação. O autor de correspondência receberá a cópia do artigo diagramado para uma revisão final. Essa revisão deverá ser feita em três dias úteis e as modificações necessárias antes da publicação devem ser informadas ao Editor até esse período. Caso os autores não enviem o manuscrito com as últimas revisões, o(a) Editor(a) assumirá que os autores aceitaram o material na sua forma corrente.

Editora 2022-2024: Dr. Mariéle Diniz Cortez

Submissões devem ser feitas por e-mail para a secretaria de editoração, no seguinte endereço: revistarebac@gmail.com

Não é necessário fazer cadastro no sistema eletrônico da REBAC para realizar submissões.

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores dos manuscritos aceitos devem enviar ao Editor uma cópia digital da versão final acompanhada por carta assinada por todos os autores, indicando que os direitos autorais de reprodução e divulgação do artigo serão da Revista Brasileira de Análise do Comportamento.    

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis

ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores dos manuscritos aceitos e que não precisarem realizar modificações substanciais devem enviar ao Editor uma cópia digital da verão final acompanhada por carta assinada por todos os autores, indicando que os direitos autorais de reprodução e divulgação do artigo serão da Revista Brasileira de Análise do Comportamento.    

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.