Cabeçalho da página

Contribuições da Análise do Comportamento para a Reabilitação Neuropsicológica: uma revisão integrativa da literatura

Lucas Cardoso Manfredo, Gianndre Roberto Coelho de Souza Ferreira, Diego Alves Ferreira, Claudia Daiane Batista Bettio, Sara Tamiris Cirilo

Resumo

A literatura tem argumentado em favor da aproximação entre a Análise do Comportamento e a Reabilitação Neuropsicológica, destacando que a Análise do Comportamento poderia contribuir para as práticas em reabilitação e mostrando evidências de que já vem sendo utilizada. Contudo, não há uma sistematização sobre a frequência ou como esse uso vem ocorrendo e tampouco há um compartilhamento dos resultados dessa interação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar as contribuições da Análise do Comportamento para a Reabilitação Neuropsicológica. Foi feita uma revisão integrativa da literatura nas bases MEDLINE, PsycINFO, PubMed e Web of Science, com 15 combinações de palavras-chave e utilizando o campo de busca mais amplo. Houve quatro etapas de seleção dos artigos, as quais tiveram dois avaliadores independentes e um revisor em caso de divergência. Foram incluídos artigos empíricos que mencionaram no título ou resumo quaisquer relações entre a Análise do Comportamento e a Reabilitação Neuropsicológica. Ao final, foram incluídos 18 artigos, sendo 14 pesquisas aplicadas e quatro básicas. As pesquisas aplicadas demonstram que a Análise do Comportamento é eficaz para engajar os pacientes em protocolos de reabilitação e reduzir comportamentos incompatíveis com o tratamento. As pesquisas básicas utilizaram pressupostos analítico-comportamentais para intervir em déficits decorrentes de lesões e estimular áreas cerebrais de compensação. A presente revisão contribui para o diálogo entre as duas áreas, ao demonstrar evidências de eficácia sobre metodologias interventivas que englobam procedimentos analítico-comportamentais e da Reabilitação Neuropsicológica.

Palavras-chave: Reabilitação Neuropsicológica, Reabilitação Neurológica, Neuropsicologia, Análise do Comportamento Aplicada, lesão encefálica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v17i2.11694

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica