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Instrução Baseada em Equivalência no Ensino de Relações de Tamanho a uma Criança com Autismo

André A. B. Varella, Nathalia Manoni, Renan Racy, Deisy das Graças de Souza

Resumo

Diversos estudos sugerem que a Instrução Baseadas em Equivalência (IBE) é uma tecnologia efetiva para ensinar uma ampla variedade de habilidades acadêmicas para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a eficácia da IBE para ensinar relações de equivalência envolvendo o comportamento de selecionar estímulos sob controle da sua dimensão física (tamanho), os símbolos matemáticos de maior que (>) e menor que (<) e as palavras ditadas correspondentes (“maior que” e “menor que”) ainda não foi investigada. O objetivo do estudo foi verificar os efeitos da IBE na emergência de relações entre símbolos matemáticos e o tamanho físico de diferentes estímulos tridimensionais. Uma criança de 7 anos, do sexo masculino e diagnosticada com autismo participou do estudo. Um delineamento pré/pós-teste foi utilizado para avaliar a emergência das relações CB (símbolo-tamanho) após o ensino das relações AC (palavras ditadas-símbolo) e AB (palavras ditadas-tamanho). Os resultados indicaram aquisição das relações de linha de base e emergência das relações CB, sugerindo efetividade da IBE para ensinar relações simbólicas entre palavras ditadas, tamanho de objetos e símbolos matemáticos.

Palavras-chave: Equivalência de estímulos, formação de conceito, matemática, autismo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v17i2.11696

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica