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Ensino de Leitura e Escrita de Sentenças para Crianças Durante a Pandemia Covid-19: Instrução Baseada em Equivalência e Matrizes de Ensino

Natany Ferreira Silva, Lidia Maria Marson Postalli

Resumo

Programas de ensino utilizando instrução baseada em equivalência (equivalence-based instruction) têm sido utilizados para ensinar leitura e escrita para diferentes populações. Este estudo teve como objetivo avaliar e estender o potencial de um programa de ensino de leitura e escrita de sentenças que utilizou instrução baseada em equivalência e matrizes de ensino com quatro crianças, entre 9 e 10 anos, todos residentes em dois estados diferentes do Brasil, em um contexto de aplicação remota e síncrona durante a pandemia de Covid-19. O critério para participar da pesquisa era apresentar no máximo 75% de acertos na leitura de sentenças na Avaliação da Rede de Relações de Linguagem (ARRL). Foram empregados os delineamentos de pré e pós-teste e de múltiplas sondagens entre matrizes de ensino, e utilizados os procedimentos de exclusão para ensino da relação entre sentença ditada e figura e de Constructed Response Matching to Sample para composição da sentença ditada. Os participantes fortaleceram ou aprenderam as relações ensinadas e também fortaleceram e/ou apresentaram emergência de relações não ensinadas, demonstrando aumento de repertório de compreensão de leitura e aumento de respostas corretas de leitura de sentenças.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i1.16389

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica