Cabeçalho da página

Utilização do Treinamento de Comunicação Funcional na Diminuição de Comportamentos-Problema em Crianças com TEA

Julia Fernandes Vieira, Gabriela Honorato Lozano, Daiton Junior Martins de Souza

Resumo

O Treinamento de Comunicação Funcional (FCT) é um procedimento de reforçamento diferencial eficaz para mitigar comportamentos problemas em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do FCT é a aquisição de habilidades de comunicação que são essenciais para viver. Desta forma, este estudo procurou contribuir para a literatura brasileira em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), analisando os efeitos do FCT em relação aos comportamentos problema, com o intuito de adaptar culturalmente e generalizar essa intervenção para crianças com TEA no país. Quatro crianças, com idades variando de 3 a 11 anos, todas com diagnóstico de TEA, foram submetidas ao treino de FCT e esses dados foram analisados por meio de um delineamento de múltiplas linhas de base. Foram coletados dados referentes aos comportamentos problemas e aos padrões de comunicação antes e após o treinamento. Os resultados revelaram uma redução significativa nos comportamentos problemas e um aumento notável na comunicação funcional após a implementação do FCT, ou seja, isso ao longo das fases de linha de base, intervenção e, quando aplicável, manutenção. Portanto, esse estudo contribui para o avanço da literatura brasileira em ABA ao evidenciar a eficácia do FCT na redução de comportamentos problemas em crianças com TEA. Além disso, enfatiza a relevância de pesquisas futuras sobre o FCT no Brasil, visando sua adaptação cultural e sua generalização como uma intervenção eficaz com base em evidências em nosso país.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i1.16390

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica