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O ensino de Análise do Comportamento no Brasil: Um exame de planos de ensino

Anna Carolina Ramos, Helder Lima Gusso, Aline Battisti Archer, Caio Medeiros de Oliveira, Gabriel de Melo Cardoso, Valentina Pittol Nercolini, Thalia Rosa Bitencourt

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar o ensino de Análise do Comportamento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil. A amostra abrangeu dados de universidades públicas federais e outras instituições de ensino superior (públicas e privadas) que possuíam programas de pós-graduação em Análise do Comportamento. A partir da análise documental, foram identificadas 82 disciplinas relacionadas à Análise do Comportamento, em 52 cursos de graduação em Psicologia, com uma média de 1,6 disciplinas por curso. Os resultados destacaram que a carga horária média das disciplinas de Análise do Comportamento (116 horas) representa apenas 2,9% da carga horária mínima dos cursos de graduação em Psicologia e é inferior ao mínimo sugerido por teóricos da área. Em relação às ementas, observou-se uma ênfase em conceitos básicos e no método experimental, além de alta frequência de descrições de "falsos-objetivos de ensino" em vez de comportamentos-objetivo. Esses achados reiteram preocupações prévias sobre o acesso limitado à Análise do Comportamento nos cursos de graduação em Psicologia.

Palavras-chave: análise do comportamento, currículo, ensino da psicologia; objetivos de ensino.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i1.16398

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica