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Introdução didática ao estudo da agressão pela Análise do Comportamento

Gabriel Bueno Terhoch, Pedro Felipe dos Reis Soares

Resumo

Este artigo é uma introdução didática ao estudo da agressão (comportamento agressivo) em uma perspectiva analítico-comportamental. Agressão pode ser definida como um comportamento que expõe outro(s) organismo(s) a estimulação aversiva ou que cria condições para que isso ocorra. Na condição de comportamento, a agressão está relacionada a eventos ambientais antecedentes e consequentes, e este trabalho tem como objetivo expor algumas das relações de controle já identificadas pela literatura analítico-comportamental. Primeiramente, são apontadas algumas das relações de controle do comportamento agressivo, junto a resultados experimentais que ilustram com cada relação identificada. Em seguida, o modelo experimental de agressão induzida por estimulação aversiva é brevemente apresentado e discutido. Por fim, são debatidas as implicações desse conhecimento para a prática aplicada do analista do comportamento. Destaca-se que uma perspectiva comportamental da agressão rompe com a lógica internalista que atribui apenas ao indivíduo a causa desse comportamento, permitindo maior grau de previsão e controle do comportamento agressivo a partir da ênfase à interação com variáveis ambientais. 

Palavras-chave: agressão, comportamento agressivo, artigo didático.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i0.16411

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica