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Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos e Precision Teaching como tecnologias de ensino

Vitor Duncan Marinho, Priscilla Terumi Moraes, Nádia Kienen, João dos Santos Carmo

Resumo

Este é um artigo didático que objetiva caracterizar o planejamento de ensino a partir da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) e do Precision Teaching Ensino de Precisão (EP), assim como os princípios analítico-comportamentais que os embasam. Para tanto, é feita uma apresentação de cada uma dessas tecnologias em termos de suas práticas componentes e de suas bases analítico-comportamentais. Para a PCDC, são destacados etapas e procedimentos para a proposição de comportamentos-objetivo socialmente relevantes e, a partir disso, como o ensino será conduzido e a aprendizagem será avaliada. Para o EP, ferramentas que proporcionam meios para o estabelecimento de metas de ensino, avaliação contínua da aprendizagem e tomada de decisões a partir dessa avaliação. Observa-se que ambas as tecnologias possuem preceitos coincidentes, mas os enfatizam em etapas diferentes. Enquanto a PCDC tem seu foco na definição do que deve ser ensinado, oferecendo subsídios para isso, o EP auxilia no estabelecimento do nível em que o comportamento-alvo deve ser ensinado e como a aprendizagem pode ser avaliada, de forma padronizada. Por suas características, verifica-se que tais tecnologias não são mutuamente excludentes. Porém, enfatiza-se que apenas dados empíricos poderiam dizer se essas são tecnologias complementares.

Palavras-chave: Precision Teaching, Programação de Ensino, aprendizagem, educação, Análise do Comportamento.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i0.16472

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica