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Ensinando análise e avaliação funcional do comportamento para educadores: uma revisão sistemática

Elton Silva de Lima, Layse Maria dos Santos Ferreira, Leonardo Brandão Marques, Marcelo Vitor da Silveira, Suzana Cinthia Silva Oliveira de Albuquerque

Resumo

Análise e avaliação funcional do comportamento são procedimentos utilizados para gerar dados acerca da função dos comportamentos-problema e subsidiar intervenções comportamentais. Esses procedimentos podem ser úteis no contexto da educação, uma vez que, tanto estudantes neurotípicos quanto estudantes com desenvolvimento atípico, podem apresentar problemas de comportamento. Estudos apontam que profissionais diversos, sem formação em Análise do Comportamento, podem aprender esses procedimentos por meio de treinamentos específicos. Assim, a presente revisão sistemática investigou, utilizando os critérios de revisão do modelo PRISMA, de que forma a análise e a avaliação funcional vêm sendo ensinadas para profissionais da educação. Um total de 17 artigos foram analisados. Os resultados apontam uso recorrente de estratégias baseadas em feedback, uso de vídeos, modelagem e utilização de softwares com mais eficácia do que métodos tradicionais de ensino. Apesar disso, ainda são abundantes procedimentos mais convencionais, como palestras, aulas expositivas e workshops, mas geralmente dentro de um pacote em conjunto com outros procedimentos. Como orientações futuras, sugere-se ampliar a pesquisa sobre o tema com ênfase em procedimentos que combinem uso de vídeos, feedbacks e softwares com outros procedimentos de ensino amplamente utilizados no campo da Análise do Comportamento.

Palavras-chave: análise funcional, avaliação funcional, comportamento, educação, educadores.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17382

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica