Cabeçalho da página

Matriz Recombinativa para o Ensino de Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo: Revisão Sistemática

Alessandra Daniele Messali Picharillo, Nassim Chamel Elias

Resumo

Dentre os procedimentos de ensino para diversos repertórios a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), os que têm como base o ensino por matriz tem sido encontrado nas buscas sobre o tema.  A principal vantagem do ensino por matriz refere-se à economia de ensino produzida pela recombinação de estímulos e emergência de novos repertórios. Portanto, este estudo teve como objetivo identificar estudos que avaliaram o ensino matricial com indivíduos com TEA a partir de 2017 até 2022, partindo dos critérios de uma revisão sistemática anterior. Foram selecionados, lidos e analisados para esta revisão sete artigos. Os resultados sugerem que o ensino por matriz é um procedimento eficiente e eficaz, utilizado principalmente para aumentar o repertório de comunicação e melhorar a interação social. Sugere-se que novas revisões sejam realizadas, ampliando os termos de busca, uma vez que o objetivo principal foi encontrar novos estudos compondo o estudo anterior.

Palavras-Chave: Educação especial, matriz recombinativa, ensino por matriz, transtorno do espectro do autismo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17384

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica