Cabeçalho da página

Construção e avaliação de um checklist para programar ensino baseado na Programação de Condições para Desenvolver Comportamentos

Alessandra Cristina dos Santos, Helder Lima Gusso

Resumo

Trabalhar como professor exige diversas habilidades, incluindo programar ensino. As pesquisas sobre Programação de Condições para Desenvolver Comportamentos (PCDC) evidenciam seu potencial como tecnologia útil para apoiar práticas educativas. Contudo, se faz necessário criar recursos que possibilitem que a PCDC seja mais acessível ao contexto educacional. Diante disso, neste trabalho foram realizados dois estudos. O primeiro objetivou o desenvolvimento de um checklist para orientar as decisões de professores no processo de programar ensino. Para isso, foram identificados os principais conceitos, fundamentos e procedimentos envolvidos em programar ensino na literatura em PCDC para orientar o desenvolvimento do checklist. O instrumento foi avaliado por especialistas em PCDC. O segundo estudo objetivou avaliar o efeito do checklist desenvolvido sobre o comportamento de estudantes de pós-graduação stricto-sensu ao avaliar um plano de ensino. Para isso, foi utilizado o delineamento experimental, com comparação entre grupos em uma atividade de avaliar um plano de ensino: 1) Sem Ajuda; ou 2) Com checklist. Ao final, o desempenho apresentado pelos participantes de cada grupo em relação a avaliação do plano de ensino foi comparado a fim de se avaliar o efeito do uso do checklist.Os resultados indicaram que o checklist ajudou no processo de avaliar o plano de ensino, auxiliando na identificação das principais etapas para planejar ensino de acordo com a PCDC. O instrumento foi avaliado com alto grau de coerência com os princípios da PCDC e fácil de utilizar, podendo ser um instrumento útil para auxiliar profissionais no processo de programar ensino em diferentes contextos. 

Palavras-chave: programação de ensino, design instrucional, programação de condições para densevolver comportamentos, formação de professores.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v20i2.17417

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica