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Intervenções comportamentais para promover uso de capacete de ciclismo em trabalhadores terceirizados

Cezar Romeu de Almeida Quaresma, Thiago Dias Costa, Filipe Natanael Conceição Dos Santos, Camila Carvalho Ramos, Romariz da Silva Barros

Resumo

Acidentes de trajeto são aqueles que ocorrem no percurso que o trabalhador faz diariamente para se deslocar de seu domicílio para o local de trabalho e vice-versa. Trabalhadores que se deslocam por meio de bicicletas estão expostos a diversos riscos ambientais. O uso de capacete de ciclismo, enquanto equipamento de proteção individual, é uma estratégia de segurança que pode diminuir a gravidade de acidentes. A instalação e manutenção do comportamento seguro ligado ao trabalho é a principal preocupação da Behavior-Based Safety – BBS. Esta pesquisa objetivou investigar os efeitos de uma intervenção em três fases (acesso ao EPI; envio de banners com feedback; implementação de recompensas) sobre a frequência do uso do capacete em trabalhadores terceirizados numa universidade. O efeito da aplicação das intervenções (VI) sobre a frequência do comportamento de usar o capacete (VD) foi avaliado em um delineamento de linha de base múltipla entre os participantes. Resultados mostraram que o acesso ao capacete (Fase 1) não foi suficiente para promover o comportamento de usar o EPI nos participantes; na fase de Feedback (Fase 2), um participante apresentou o comportamento seguro em todas as sessões de observação; (3) na Fase 3, de Recompensas, um participante usou o capacete em todas as sessões. Esses dados indicam que não basta o acesso livre ao capacete para promover seu uso e que intervenções como feedback de desempenho e instruções sobre segurança laboral, acrescido de recompensas contribuem para a aquisição do comportamento seguro no deslocamento para o trabalho.

Palavras-chave: capacete, segurança comportamental, feedback, bicicleta, recompensa.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19768

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica