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Ensino Remoto de Treino de Comunicação Funcional para Pais de Crianças Autistas

Deborah Kerches, Ana Carolina Sella, Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni

Resumo

Cerca de um terço das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são não-vocais ou minimamente vocais. Os déficits na comunicação social que envolvem comportamentos vocais e não vocais podem estar relacionados à emergência de comportamentos interferentes. É preciso avaliar a função de tais comportamentos e implementar ensino de comunicação como prioridade. Um procedimento que tem sido utilizado para ensino de comunicação é o Treino de Comunicação Funcional (FCT). Neste trabalho foi avaliado o efeito da videomodelação instrucional com feedback descritivo por ensino remoto sobre a implementação de FCT por pais de crianças com TEA cujos comportamentos interferentes tinham função de fuga, através de um delineamento de linha de base múltipla não concorrente. A pesquisa foi realizada com três pares de pais de crianças com TEA, dentre estes três participantes passaram pelo treino e seus cônjuges serviram apenas como confederados. A cada sessão havia cinco tentativas nas quais eram apresentados os videomodelos, seguidos de role play e feedback descritivo. Todos os participantes aprenderam os passos do FCT e o mantiveram no follow-up. Houve poucos erros ao longo da implementação do procedimento. Apesar de não medido diretamente, houve a aplicação do FCT pelos pais com suas crianças e relato de melhora nos comportamentos interferentes. É possível considerar esse procedimento como estratégia social e de intervenção para a realidade do Brasil e, possivelmente, outros países, buscando garantir que uma maior parcela da população autista possa ter acesso a um tratamento.

Palavras-chave: análise do comportamento, treino de comunicação funcional, pessoas com transtorno do espectro autista, comportamentos interferentes, fuga.



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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19779

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica