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METACONTINGÊNCIAS E PRODUTOS AGREGADOS NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO: PRIMEIRO O OBJETIVO, DEPOIS COMO CHEGAR LÁ

Izabel Cristina Vale de Carvalho, João Claudio Todorov

Resumo

Esta pesquisa investigou as relações de contingências e metacontingências contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Foram encontradas quatro contingências de reforço, sendo três incompletas e uma completa, que correspondem aos deveres do Estado e da família com a educação, principalmente com o ensino fundamental. Quanto às análises de metacontingências, a LDB define um produto agregado (pleno desenvolvimento do educando) que depende dos outros (preparação para o exercício da cidadania e qualificação o para trabalho), encontrados na educação básica. A Lei é caracterizada principalmente como uma cadeia de produtos agregados.

Palavras-chave: LDB, contingências, metacontingências, produto agregado, educação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v12i2.4400

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica