ESTABELECIMENTO E REORGANIZAÇÃO DE RELAÇÕES ARBITRÁRIAS DERIVADAS APÓS O TREINO EM MATCHING-TO-SAMPLE DE IDENTIDADE COM CONSEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS
Resumo
No Experimento 1, seis participantes foram treinados em um procedimento MTS de identidade (IDMTS) para estabelecer relações estímulo-estímulo A1A1, A2A2, A3A3; B1B1, B2B2, B3B3; e C1C1, C2C2, C3C3. Respostas corretas resultavam na apresentação de consequências específicas, Sr1, Sr2 e Sr3. Uma resposta de consumação às consequências específicas foi requerida para que os participantes pudessem coletar os pontos nas tentativas de treino. O procedimento MTS arbitrário foi utilizado para documentar a formação de três classes de equivalência A1B1C1Sr1, A2B2C2Sr2 e A3B3C3Sr3. Em uma fase subsequente, o IDMTS com consequências específicas foi empregado para treinar as relações D1D1, D2D2 e D3D3. Os estímulos D eram fotografias de faces humanas expressando alegria (D1), tristeza (D2) e neutralidade (D3). Por último, avaliações por meio do diferencial semântico atestaram a ocorrência da transferência das funções (i.e., “significados”) dos estímulos D para os estímulos C e para Sr1 e Sr3. Estes resultados sugeriram que as classes ABCSr se expandiram para incluir os estímulos significativos D (i.e., A1B1C1D1Sr1, A2B2C2D2Sr2 e A3B3C3D3Sr3). No Experimento 2 verificou-se que, para cinco participantes, o procedimento de reversão das consequências específicas Sr1 e Sr2 em relação aos estímulos C1, C2 e D1 e D2 deu origem a duas classes de equivalência reorganizadas (A1B1C2D2Sr2 e A2B2C1D1Sr1). Paralelamente, os dados do diferencial semântico documentaram a reversão dos significados atribuídos previamente aos estímulos D1 e D2. Estes achados sugerem que o procedimento de reversão reorganizou as classes de estímulos bem como seus significados. Porém, resultados análogos não foram reportados para as consequências específicas.
Palavras-chave: Matching-to-sample de identidade, consequências específicas, classes de equivalência, reorganização de classes de equivalência, transferência de função, universitários
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v13i2.5901