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O ESTUDO DA FAMÍLIA: CONTINGÊNCIAS E METACONTINGÊNCIAS

Ana Rita Coutinho Xavier Naves, Laércia Abreu Vasconcelos

Resumo

A família é um grupo social importante na vida de um indivíduo ao promover a sua socialização e permitir a sua inserção em grupos sociais mais amplos, tais como o Estado, a Política, a Educação e a Religião. O conceito de metacontingência tem sido considerado por alguns autores como uma ferramenta útil para a análise das práticas culturais e é formada pelas contingências comportamentais entrelaçadas, pelo produto agregado originado a partir deste entrelaçamento e pelo sistema receptor que seleciona tais práticas culturais. Este artigo tem por objetivo analisar, a partir dos conceitos de contingência e metacontingência, duas práticas culturais presentes nas famílias brasileiras: o uso de práticas educativas parentais aversivas e a valorização ou desvalorização de determinados membros dentro da família. Observa-se que para uma análise mais ampla do comportamento de um indivíduo, é necessário considerar a transmissão e manutenção das suas práticas culturais. Desta forma, o conceito de metacontingência pode auxiliar o profissional/pesquisador nas análises de variáveis presentes em outros grupos sociais que podem afetar as interações dos membros dentro da família brasileira. Palavras-chave: Contingências de reforçamento, metacontingência, família, práticas educativas aversivas


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v4i1.841

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica